Pergunta de marcia florence

Nome: marcia florence
Cidade: alvorada – AC
Pergunta: Boa tarde Raul,tenho muitas plantas em casa,varios vasos da todos os tipos com as mais variadas plantas,estou tendo um problema com algumas em especial as onze horas, tem uns ovinhos brancos nelas que estão fazendo elas apodrecerem e elas morrem,e esta passando para outras espécies como o brinco de princesa,como acabo com eles,tenho lavado as folhas e vasos que tem eles, já usei fumo em pó diluido em agua,coloquei no spray e boto nas plantas mas elas sempre voltam.Também tem nas roseiras parece uma nuvem branca nas partes novas em especial nas roseiras trepadeiras,vão se torcendo os brotos novos e botões que nascem defeituosos,me desculpa o baita texto,mas é que estou apavorada.Desde já obrigado.Marcia, Alvorada rs



Resposta:

Imagina Márcia, não precisa se desculpar,

Pelo contrario, agradeço seu relato detalhado, só assim consigo diagnosticar o problema e tentar uma solução para remediá-lo.

Os ovinhos brancos são de uma praga conhecida como mosca-branca. Estes insetos se hospedam na parte anterior das folhas, sugando a seiva delas. As plantas, debilitadas, acabam morrendo.

Varias são as soluções:

• Inseticidas a base de piretro, por exemplo Natuneem

• Armadilhas de cor amarelo, com uma cola especial que atraem o inseto e o matam.

• Óleo de nim, Rot Neem (reprime a vontade de se alimentar e o inseto morre de inanição, além de diminuir a fertilidade dos machos e femeas)

Já as roseiras foram atacadas por um fungo, o oídio, que afeta tanto as folhas como os botões. Uma receita barata e que não afeta o meio ambiente é a seguinte: pulverizar 5 vezes, com um intervalo de 5 dias, com uma calda feita com 5% de leite de vaca cru e 95% de água. É só agitar bem e borrifar as roseiras no final da tarde.

 

Pronto!

 

Abraços,

Data da pergunta: 09/11/2010 14:47:21

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *