Pergunta de MARCELO

Nome: MARCELO
Cidade: São Paulo – AC
Pergunta: Olá Raul!

Tenho grande interesse em plantar limão siciliano a partir de sementes tiradas da fruta.
Sei que esse limão se dá bem em regiões mais frias e penso em plantá-lo quando estiver com um bom tamanho, na Serra da Cantareira, MAIRIPOR??, mais especificamente no quintal da casa de minha tia, lá o clima é serrano próximo ao da Europa.

Gostaria de saber como devo proceder, com que tamanho devo tirar-lo do vaso e plantá-lo na terra do quintal, se desse jeito consigo frutificação, em quanto tempo ele passa a frutificar?

Uma amiga minha, até teve sucesso parcial, comprou um limão siciliano no mercado, retirou a semente, plantou-a em um vaso e ela germinou, depois a replantou em seu quintal, lá na Serra da Cantareira mesmo. A planta cresceu mais ou menos 2 m e 10 cm, hoje está com 4 anos e nunca deu fruto, cheguei a examiná-la e está saudável, sem pragas, mas realmente não dá nada.

Temo que isso ocorra, por isso conto com sua ajuda e agradeço desde já



Resposta:

Vou tentar ajudar Marcelo,

 

Para um crescimento mais rápido e uma produção de frutos menos demorada é melhor enxertá-los sobre limão-cravo ou limão-rugoso. Proceda assim:

Pegue um ramo do limão-siciliano e retire uma gema com uma lâmina afiada.

Corte o porta-enxerto de limão-cravo ou rugoso longitudinalmente a 10 a 15 cm do solo e depois transversalmente na base do primeiro corte, formando um "T" invertido, preparando o para receber a gema.

A gema retirada do ramo do clone que desejas reproduzir é inserida de baixo para cima na abertura em "T" invertido previamente realizada.

O enxerto é amarrado com uma fita plástica que o protege contra o ressecamento e permite a proliferação de células do porta-enxerto e da gema, que completarão a união perfeita entre ambos.

Desta forma poderá usufruir de limões em dois ou três anos.

Abraços,

Data da pergunta: 17/05/2011 3:58:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *