Pergunta de Lilian Carvalho Meneguetti

Nome: Lilian Carvalho Meneguetti
Cidade: campinas – AC
Pergunta: Caríssimo Raul, moro em um condomínio de casas e tenho um pandano em meu jardim interno há mais de 8 anos. Recebi recentemente uma notificação do condomínio pedindo para eu retirar a árvore pois segundo informações da empresa que faz manutenção da área pluvial o Pandano é uma árvore de grande porte e que oferece grandes danos pelas raízes a rede pluvial do condomínio que passa embaixo do meu gramado prejudicando assim sua manutenção. Pelos relatos que li a respeito das raízes ela é uma árvore com raízes suspensas, sendo assim, faz sentido a alegação do condomínio? Na direção do encanamento da rede existe diversas árvores além do Pandano, mas estão acusando o mesmo pela obstrução do encanamento. Desde já agradeço a resposta.



Resposta:

Cara Lilian,

Toda e qualquer afirmação sobre sistemas radiculares deve ser sustentada por um laudo técnico, e ao mesmo tempo este deve ser baseado em experiências científicas que demostrem qualquer fato. Creio que o parecer de seu condomínio esta alicerceado de modo ideológico e não tem amparo algum.

As raízes do Pandanus utilis são pneumatóforas e emergem do solo; assim, possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico e não se aprofundam significativamente, mas apenas o necessário para sustentar a parte aérea.

Sendo assim não oferecem maiores perigos a rede pluvial.

Abraços,

Data da pergunta: 27/01/2013 22:58:52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *