Pergunta de Lidiana

Nome: Lidiana
Cidade: Belo Horizonte – AC
Pergunta: Raul, adoro o Jardim das Ideias e sou louca por plantinhas, hortinhas caseiras e floreiras. Estou tentando cultivar floreiras no meu aptozinho, para o qual mudei há dois meses aqui em BH. Mas… não sei bem se estou começando certo. Preciso de ajuda! Comprei dois saquinhos de sementes de amor-perfeito e beijo para fazer vazinhos e floreiras nas janelas (não tenho varanda infelizmente). Só que tem um porém: nas janelas dos quartos dos meninos bate sol da manhã. Na janela da sala e do meu quarto não bate sol nenhum, porque tem uma mangueira linda do lado de fora, que dá sombra o tempo todinho (inclusive nesta época o apto fica geladinho… mas eu amo a mangueira assim mesmo porque me lembra o interiorzão em que fui criada). Então? COMO FA??O PRA TER FLORES EM SETEMBRO, M??S DO MEU NIVER E DA PRIMAVERA? O que eu faço pra ter flores o ano todo? Como devo agir (mas me ensina passo a passo, porque to começando, viu? Abração e obrigada!
PS: depois passa no meu blog http://lilibraz.blogspot.com e dá um oi



Resposta:

Querida Lidiana,

 Talvez seja mais prático, em lugar de sementes, plantar as mudas diretamente nas floreiras. O amor-perfeito precisa de sol e seu ciclo de vida é curto.

 A seguir algumas plantas floríferas que desenvolvem em locais sombreados:

 

NOME BOTÂNICONOME POPULARFLORAÇÃOCOR DA FLOR
Anthurium andraeanumantúrio
ano todovermelha, rosa, branca
Begônia semperflorensbegôniaano todovermelha, rosa, branca
Clívia miniataclíviainício da primavera
alaranjada
Eucharis grandifloralírio-do-amazonasvárias vezes ao ano
branca
Gloxínia sylvaticagloxíniaano todovermelha
Impatiens wallerianabeijinhoano todovermelha, rosa, branco
Prímula obconicaprímulainverno/primavera
grená
Viola odoratavioleta-perfumadainverno/primavera
violeta

É importante que as jardineiras tenham uma boa drenagem, feita com pedra britada miúda ou argila expandida. Por cima desta camada é aconselhável estender uma manta de geotextil (Bidim) e, em seguida, uma quantidade uniforme de areia que ocupe mais ou menos um centímetro de espessura. Para concluir, um bom substrato é o suficiente para ter uma florada boa. Fertilizantes ricos em fósforo, aplicados periodicamente, estimulam o florescimento das mudas.

 Abraços

Data da pergunta: 05/08/2010 15:53:36

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *