Pergunta de Juny Carvalho

Nome: Juny Carvalho
Cidade: Januária – AC
Pergunta: Caro Raul, boa tarde.
Sou a Juny paisagista aqui de Januária.
Tudo bem?

Me dirijo a vc hoje por um motivo triste mas necessário.
Estou com um jardim em minha casa com espécies de sol pleno como a strelitzia reginae, ravenala madagascariensis e barba de serpente, que foram plantadas em terra vermelha (abundante na região), adubada e regada todos os dias de manhã e à noite.

Mesmo com todos os cuidados com essas espécies, elas estão tão sofridas e não mostram nenhum sinal de alegria e sequer alguma brotação. Pelo contrário. Estão muito sentidas.

Eu creio, que apesar dos cuidados que estou tendo, o sol escaldante de Januária é o grande causador da queima de algumas folhas e a não adaptação dessas espécies de sol pleno.
Elas infelizmente tomam todo o sol da tarde, não há jeito pra isso. E por mais que eu as regue elas não estão respondendo bem.
Que conselho vc me daria? Espero pra ver se elas reagem e se adaptam ou mudo de lugar as espécies e planto outras?

Raul, não sei mais o que fazer nesse caso.
Nunca, em 8 anos de formada vi tanto sofrimento num jardim assim tão simples, que foi plantado de maneira convencional e regado com frequencia.
Ah, tbm existe a presença de alguns focos de uma formiguinha bem pequena, pretinha e que morde muito. Não sei se elas estariam alterando alguma coisa tbm, pois outros lugares nos canteiros próximos aos ninhos não apresentam nenhum sofrimento.
Por gentileza me dê uma ajuda no que devo fazer.



Resposta:

Olá Juny,

 

Em principio há alguma deficiência nutricional que precisa ser corrigida. Tanto a Ravenala como a Strelitzia são da família das musáceas, portanto é fácil agradá-las com uma adubação similar. Aqui vão umas dicas:

 

1. O pH deve ser de aproximadamente 5,5.
2. Misture ao solo 5 kg de esterco de boi curtido por m² e 6 kg de um bom substrato.
3. Aplique mensalmente (com exceção dos meses frios) 200 g de NPK 18-6-12 + micronutrientes, especialmente: magnésio, ferro e manganês, ou uma fórmula parecida.

 

Pronto, seguramente a melhoria vai acontecer já em 60 dias.

 

Um abraço forte,

Data da pergunta: 16/03/2011 18:33:43

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *