Pergunta de Jorge Graciano

Nome: Jorge Graciano
Cidade: Anápolis – AC
Pergunta: Quero fazer um jardim num espaço na frente de casa e não sei que plantas combinar e como dar uma força para a natureza enriquecendo o solo que é de natureza arenoso. Na foto nota-se que já existe: Espada de São Jorge que alastrou e tomou conta de um bom pedaço, sufocando uma roseira. Além de dois vasos de concreto, um contendo as miúdas: onze horas e outro uma folhagem que achei abandonada na rua junto com outra e acabei adotando as duas, inclusive não sei o nome de nenhuma delas(no futuro posto as fotos para ver se vê identifica para mim). No fundo, de canto um pedaço de tronco numa tentativa fracassada de criar uma orquídea. Por motivos financeiros este jardim tem que usar mais criatividade e menos grana. Será que é possível?



Resposta:

Claro que sim, Jorge,

 

Pela imagem que nos enviou, imagino que o espaço deva ter mais ou menos 15m². Antes de qualquer coisa faça uma limpeza da área, retirando esse cascalho até deixar somente a terra aparecendo. Depois adicione ao solo os seguintes elementos por m²:

 

* 2kg de esterco de cavalo, gado ou porco
* 250g de farinha de ossos
* 400g de torta de mamona
* 1 litro de cinzas de lenha

 

O solo deve ser revolvido até uma profundidade de 15cm. para que os adubos se integrem de modo homogêneo.

 

Considerando que Anápolis possui um clima ameno e uma vegetação de cerrado, recomendo que plante, junto aos muros, trepadeiras floríferas; por exemplo:

Para completar algumas forrações, junto às paredes:

Deixe um corredor com 1m de largura com grama.

 

Pronto! Não vai gastar muito fazendo desse modo.

 

Abraços,

Data da pergunta: 03/10/2010 7:59:44

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *