Pergunta de jane

Nome: jane
Cidade: florianopolis – AC
Pergunta: ola tenho uma arvore flamboiam no meu jardim +ou- 6 anos esta bem grande, porem este ano foi a primeira florada , depois que caiu as flores os brotinhos de folhas minguaram e nao tem nenhuma folha.so brotos murchos , tem muitas dessas arvore aqui e todas estao lindas cheias de folhas verdes , estou muito preocupada com a minha amo ela e nao queria perdela, pode me ajudar? mt grata.



Resposta:

Olá Jane,

Existem muitas pragas e doenças que podem atacar o flamboyant o que dificulta que possa fazer um diagnóstico preciso. Observe, com cuidado, alguma anomalia no tronco ou nos galhos, uma espuma, por exemplo, pode indicar a presença de cigarrinhas, elas eliminam uma substancia açucarada que atrai as formigas. Esse líquido é parte da seiva sugada e não aproveitada pelas cigarrinhas. Em contato com as folhas da árvore, aparece um fungo preto, chamado de fumagina, crescendo sobre o líquido açucarado e debilitando o flamboyant. As cigarrinhas também podem prejudicar-la seriamente se a retirada da seiva for excessiva.

Essa espécie arbórea é susceptível, também, à broca que deposita seus ovos nas axilas das folhas ou nos terminais dos ramos. Quando a lagarta nasce, penetra no tronco e constroi galerias entre a casca e o lenho, deixando uma trilha de serragem de forma alongada. Se não controlada, a broca pode levar o flamboyant à morte.

Mas é importante saber de que se trata para remediar o problema com precisão.

Abraços,

Data da pergunta: 22/01/2012 20:26:19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *