Pergunta de florian zurcher

Nome: florian zurcher
Cidade: niterói – AC
Pergunta: quantas e quais mudas nativas da mata âtlantica deve se plantar num barranco bem inclinado, que despencou nas chuvas de abril num cond. de niterói/rj e hoje aparece somente c/ uma camada de terra barrenta e algumas bananeiras. a arèa é de 350 métros quadrados.



Resposta:

Olá Florian,

Segue uma lista de espécies arbóreas, cultivadas no Rio de Janeiro que, por crescerem habitualmente em encostas, são indicadas para estabilizar taludes, evitando a erosão do solo. Algumas são indicadas para revestir voçorocas e suas adjacências, neste caso cabe assinalar que é inútil fechar um desmoronamento provocado pelas águas de chuva colocando terra nas valas, pois essa argila será arrastada do mesmo modo que a anterior.
O correto é:

– Restaurar o revestimento vegetal do solo e propiciar o escoamento das águas mediante desvios.

– Criar renques de arbustos e árvores de modo a evitar a ação dos ventos, evitando a lixiviação erosiva das camadas mais expostas do solo.

– Preencher valas e buracos com camadas de capim seco e pedras.

Outras espécies de baixo porte devem ser usadas em associação com as que indicamos acima. Exemplo: Crotalaria juncea (crotalaria), Cajanus cajan (feijão-guandu), Chrysopogon zizanioides (vetiver), Tecoma stans (ipê-de-jardim), Pyrostegia venusta (cipó-de-são-joão).

Muitas outras podem ser agregadas a esta lista, tentamos apenas colocar aquelas que, de alguma maneira, já utilizamos para este fim.

Para quantificar as espécies seria necessária uma planta da área, a localização do Norte, uma análise simples do solo e fotografias do local. Só desse modo pode ser feito um projeto, locando árvore por árvore, já que, dependendo da espécie, algumas preferem as áreas de sopé e outras o cimo do talude.

Espero ter ajudado. Abraços,

Data da pergunta: 16/10/2010 19:30:42

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *