Pergunta de Cristiano

Nome: Cristiano
Cidade: indaial – AC
Pergunta: Ola. Fui em uma floricultura da minha cidade e contratei e colocação de grama esmeralda (100m2), alguns buchinhos e algumas palmeiras fenix. Até o dia da colocação e pagamento recebi um ótimo atendimento, porem após a colocação e o pagamento os mesmos não apareceram mais.
Queria pedir uma ajuda, a grama ja foi colocada a 5 meses e esta com uma aparencia muito fraca, muitos pontos estão com folhas secas, 3 buxinhos ja morreram e só as fenix estão bem. Quando plantada percebi que só utilizaram barro vermelho e nem um tipo de adubo. molhei ela nas primeiras semanas pois não me explicaram nada, só fui pesquisando em sites de grama.
como posso recuperar e deixar minha grama mais saudavel e mais verdinha?

obrigado



Resposta:

Cristiano, o ideal seria ter feito um processo de recuperação ou melhoria do solo antes do plantio. Partindo da simples constatação do fato de que as plantas absorvem os nutrientes pelas raízes é preciso fazer com que os adubos estejam próximos ao sistema radicular para que as plantas possam absorvê-los prontamente. O barro vermelho que você fala geralmente é um solo classificado como latossolo. Naturalmente esses solos são ácidos e pobres em nutrientes. É necessário fazer uma aplicação inicial de calcário (0,5 a 1 kg/m²), incorporar ao solo na camada de 0 – 20 cm e esperar a reação que dura em média três meses para ser efetiva. Antes do plantio é interessante fazer aplicação de adubo NPK (05-20-20 por exemplo na dose de 100 a 200 g/m²) e também incorporar na camada superficial.
O que você pode fazer no momento é repetir esses passos só que com aplicação superficial. O efeito não será o mesmo da condição ideal que seria ter incorporado ao solo estes insumos. Outra coisa que tens que considerar é a chegada do inverno que faz com que a grama tenha um aspecto visual não tão agradável em virtude da diminuição de horas luz no dia e do calor.

Abraço,
Equipe Jardim das Ideias STIHL.
Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

Data da pergunta: 11/06/2013 14:30:19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *