Pergunta de Cesar Dea

Nome: Cesar Dea
Cidade: Sao Paulo – AC
Pergunta: Bom dia Raul, Possuo um pé de romã com aproximadamente 4 metros e quero podá-lo. Qual é a melhor época para isso? Outra dúvida são as frutas que aparecem com diversos pontos escuros. O que pode ser isso e como tratá-lo?



Resposta:

Bom dia para você também Cesar,

 

Não é uma prática costumeira a poda da romãzeira, já que não estimula a frutificação, entretanto, no início da primavera, a retirada de ramos disformes ou doentes pode ser feita, desde que não ultrapasse 30% do volume da copa, principalmente aqueles localizados no centro dela, para possibilitar a entrada de sol.

 

Já os pontos pretos na fruta, podem ser considerados normais, desde que não apresentem lesões ou sinais de doenças. Observe Cesar que a romã precisa de muito sol, solos permeáveis e pulverizações, no início da maturação dos frutos, com sulfato de cobre, como medida preventiva contra fungos, como é o caso da antracnose.

 

Recomendo que anualmente, incorpore na projeção da copa e revolvendo o solo, o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura.

 

Abraços,

Data da pergunta: 07/12/2011 11:53:34

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *