O que é um mangue?

<strong>O que é um mangue?</strong>

Você por acaso já ouviu falar de um mangue e ficou sem saber do que se tratava? Pois está na hora de saber o que é um! Podendo ser chamado de mangal, ele é uma formação vegetal que pode ser encontrada aqui em nosso país e é de extrema importância, já que é o abrigo de uma grande biodiversidade, que conta com mamíferos, répteis, crustáceos, aves e muito mais.

Para você saber tudo sobre um mangue, o Jardim das Ideias STIHL separou informações. Confira o texto abaixo e saiba tudo!

Enfim, o que é o mangue

Então, vamos começar: um mangue, como dito anteriormente, é uma formação vegetal de regiões alagadiças e está presente em regiões tropicais ou subtropicais, as quais acontecem o encontro entre rio e mar. Nele, as árvores podem ser vistas expostas no solo, que é lamacento.

O manguezal ou mangal é usado quando se é referido ao ecossistema que acontece o encontro do ambiente terrestre e marinho. A partir desta interação, se cria uma sistema que mistura as diferentes águas – salgada e doce -, resultando em um ambiente rico em biodiversidade. Lá, o processo de erosão não acontece, por exemplo.

Uma informação importante é que, exceto o Rio Grande do Sul, todos os estados brasileiros possuem formação típica de mangue.

Tipos de mangue

Sim, um mangue pode ser diferente de outro. Nos cerca de 10 mil km² de manguezais brasileiros, é possível encontrar três categorias: vermelho, preto e branco. Confira

  • Mangue-vermelho (Rhizophora mangle): se encontra mais próxima ao curso d’água e suas raízes permanecem, em grande parte, submersas;
  • Mangue-preto (Avicennia schauriana): ele possui um tronco castanho-claro. Suas raízes são horizontais e ficam de fora d’água, sustentando a árvore. No entanto, ela intercala momentos de acordo com a maré;
  • Mangue-branco (Laguncularia racemosa): essa fica mais longe da água. Suas raízes são parecidas com as do tipo preto, mas contam com pneumatóforos – um tipo de raiz exposta e que é adaptada para realizar a troca de oxigênio – em menor número.

Importância do mangue

Como um dos sistemas de maior biodiversidade, o mangue é de extrema importância. Nele, moram vários tipos de animais, tanto marinhos quanto terrestres. Um dos símbolos dele é o caranguejo-uçá. O mangue faz parte da alimentação de diversas pessoas e é fundamental para a economia de várias localidades do Brasil.

Agora que você conhece bem, que tal apoiar a preservação dos manguezais? Compartilhe o texto com mais amigos, para que também se conscientizem! Até a próxima.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *