O que é perlita e para que serve

O que é perlita e para que serve

Provavelmente você já viu perlita para vender em floriculturas e até mesmo alguns supermercados, em formatos pequenos, como pequenas pedrinhas brancas. Mas você sabe o que é ela e como ela pode ser uma grande aliada no seu jardim? É sobre isso que vamos falar hoje.

A perlita é, na verdade, uma rocha que faz parte do grupo da sílica. Inicialmente, seu uso era somente na área da construção civil, mas por ser um material livre de qualquer contaminante, fungo, inseto ou outra semente que poderia prejudicar o cultivo, ele passou a ser usada na jardinagem, podendo ser parte de uma mistura de substrato para plantas.

Existem dois tipos existentes de perlita: uma que é expandida (resultado do aquecimento mineral vulcânico) e a outra que é rocha pura moída. A primeira é resultado do processo da água de hidratação da própria rocha evaporada, então sobram os poros, que tornam um excelente retentor de água e ajudam a melhorar a aeração do solo. A segunda, após ser moída, vira um ótimo drenante. Pode ser usada pura como substrato de germinação e enraizamento de plantas com desenvolvimento lento, ou incorporada a outros substratos.

A perlita não expandida é muito boa para solos argilosos, pois aumenta a aeração e a drenagem do solo. Esse tipo de perlita pode ser usado tanto no fundo do vaso como na parte de cima. Já a perlita expandida pode ser usada como um isolante térmico, o que para sementes recém-plantadas, principalmente em climas quentes, cai muito bem. E, além disso, serve também para evitar que as folhas de suas plantas murchem.

Um ponto muito importante para a hora de comprar é que no mercado os dois tipos de perlita são vendidos sem especificações na embalagem, então o indicado é que você observe as características de cada tipo. A perlita expandida é leve, ao contrário da mineral não tratada, que é densa e pesada.

Se você gostou das dicas, não deixe de comentar e compartilhar em suas redes sociais. E não esqueça também do curso Pró-Jardim STIHL, que onde você pode aprender muito mais sobre jardinagem – clique aqui e inscreva-se.

Foto do post: Tom’s Garden

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *