O que é manejo florestal sustentável

O que é manejo florestal sustentável

Você sabia que é possível obter benefícios econômicos, sociais e ambientais de uma floresta, tudo isso de acordo com a legislação e sem deixar de respeitar a natureza? É sobre o manejo florestal sustentável que você vai saber mais hoje.

Conforme o Serviço Florestal Brasileiro, manejo florestal sustentável é “a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais”.

O Brasil tem hoje a segunda maior área de florestas do mundo, ficando atrás somente da Rússia. Cerca de 60% do território do País é coberto por florestas naturais e plantadas, sendo 485,8 milhões de hectares de florestas nativas. O manejo florestal sustentável permite a exploração racional com técnicas de mínimo impacto ambiental sobre os elementos naturais.

Benefícios do manejo florestal:

• Garante a cobertura florestal da área;
• Retém a maior parte da diversidade vegetal original;
• Reduz desperdícios de madeira.

Para que seja possível usufruir dos benefícios, o trabalho na floresta requer a utilização das ferramentas corretas. Conforme a ambientalista e Presidente da Fundação Gaia, Lara Lutzenberger, tanto na extração seletiva de árvores que se faz no manejo de florestas naturais, quanto nos cultivos florestais e pomares, a motosserra é fundamental. E nesse sentido, a STIHL oferece as melhores soluções em motosserras para uso florestal para o homem usar de forma responsável os recursos que a natureza oferece.

A ambientalista Lara Lutzenberger afirma que a motosserra é uma ferramenta importante que, quando bem utilizada, permite inclusive evitar e curar ferimentos em troncos, que poderiam fragilizar e encurtar o tempo de vida das árvores.

Você tem interesse em saber mais sobre florestas e manejo sustentável? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *