O miolo da minha pata-de-elefante apodreceu e caiu. O que faço?

O miolo da minha pata-de-elefante apodreceu e caiu. O que faço?

Nome: Maria Teresa

Pergunta:
O miolo da minha pata-de-elefante apodreceu e caiu. As folhas já estavam bem murchas e amareladas. O que devo fazer para recuperá-la?

Resposta:
Olá, tudo bem?
Neste primeiro momento é fundamental entender o que levou a planta a chegar neste estado. Diferentes fatores podem ter causado este dano, desde falha no manejo, luz insuficiente, irrigação excessiva ou até a infecção de alguma doença. Escolha um local bem arejado e iluminado para posicionar a planta, onde pegue sol todos os dias por poucas horas do dia, para que as novas folhas cresçam saudáveis. Faça uma reforma no vaso, colocando um substrato com boa drenagem (pode usar misturas de terra com areia ou fibras vegetais como a fibra de coco). Limpe a planta, podando folhas e raízes danificadas. Regue todos os dias, porém sem encharcar a terra, com quantidade moderada de água. Depois de 20 dias, faça a adubação da terra, com adubo diluído em água (de preferência diluir mais do que o recomendado, para não queimar as raízes da planta). Siga cuidando e monitorando como ela vai reagir. Passados 30 dias, pode espaçar as regas, mantendo a mesma quantidade, porém aumentando o período de tempo entre uma rega e outra. Em dias mais quentes, regar mais, sempre na terra.

Esperamos ter ajudado!

Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias

*colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Um comentário
  1. Minha pata de elefante caiu todas folhas. Deixei no mesmo vaso. Cortei um pedaço do caule para ver se brotava. Mas não brotou.
    Será que se eu cortar mais um pedaço do caule talvez brote de novo?

    1. Olá, Elizabeth. Após a cicatrização decorrente do corte, a planta pode levar cerca de 3 a 12 meses pare rebrotar. Vale cuidar para não encharcar demais a terra, para evitar que ela apodreça. Mantenha a planta em local bem iluminado, com sol fraco.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  2. Minha Pata de Elefante esta com o caule como se estivesse estourando. Ela fica a pleno sol. O que pode ocorrer. Não enxarco a planta quando rego.

    1. Olá, Luciana! Este sintoma pode ser típico do ataque de alguma praga ou questões de nutrição da planta. Pode nos mandar uma foto dela? Assim podemos identificar melhor o que está acontecendo e te orientar para cuidar dela.

  3. Na minha planta pata de elefante as folhas ficaram amarela e caíram, ela esta dentro de casa na janela de vidro e pega sol pela manha até 12:00Hs. se eu deixa como esta ela vai brotar as folhas novamente?

    1. Olá, Odete! Você pode podar as folhas amareladas, e seguir cuidando dela, para que ela emita novas folhas. Você pode regar, sem deixar a terra encharcada e colocar adubo na terra, a cada 30 dias, aproximadamente, seguindo a dose recomendada no rótulo do adubo que você escolher. Lembre de regar logo após a adubação. Abraço!

  4. A minha pata já estava com uma carinha de infecção por alguma coisa, lgumas folhas manchadas e quase caindo (as da base). Comprei um médio ontem que nem cheguei a usar, aí ontem teve uma ventania aqui e as folhas novas do ápice caíram todas e olhando de cima parece que todas caíram em breve. Oq eu faço? Arranco essas folhas? 😞

    1. Olá, Carla! Você pode cortar as folhas que estão caídas, pois a planta consegue formar novas folhas. Garanta que ela esteja em local bem arejado, com sol pleno e recebendo água regulamente, porém sem encharcar as raízes. Seguimos à disposição!

  5. Estamos com um problema com nossas patas-de-elefante (Beaucarnea recurvata) do nosso jardim há muito tempo. Elas crescem não resistem ,apodrecem e morrem.

    1. Olá, Marcos! É provável que o local esteja com a terra muito úmida e incapaz de drenar o excesso de água, ou mesmo estimular o crescimento de raízes saudáveis. Nos mande uma foto da planta, para verificarmos se há mais algum sintoma. Seguimos à disposição!

  6. Boa noite, reformei meu jardim recentemente e a pata de elefante que foi instalada no centro saiu um monte de flor em um galho só que sai do caule dela, porém as flores caíram e ficou somente o caule bem alto, o que devo fazer?

    1. Olá, Paulo! Você pode realizar uma poda de toalete, que serve para limpar a planta e retirar folhas e hastes secas, como a parte das flores. Lembre de usar uma tesoura limpa e afiada sempre que for fazer podas nas suas plantas.

  7. Plantei pata de elefante em frente a minha casa. Pela segunda vez a planta morre. O sintoma começa com o murchamento da base das folhas, seguida de amarelamento.
    Poderiam me orientar????

    1. Olá, Everson! Esta é uma planta relativamente simples de cuidar, que não demanda grandes cuidados. Ela prefere locais ensolarados, terra de boa drenagem, rica em matéria orgânica, com regas abundantes a cada semana. Caso ela tenha sido plantada em local que não drene bem os excessos de água, ela pode apresentar sintomas de apodrecimento e até murcha, devido aos estresses e danos nas raízes.

    1. Olá, Francine! Você pode nos mandar uma foto para lhe respondermos melhor, considerando como ficou a haste e suas estruturas no ponto do corte. É recomendado realizar uma poda de desponte, incentivando a planta a formar uma nova brotação. Lembre para não regar em excesso, pois quando as raízes ficam encharcadas, a planta pode quebrar ou amolecer, ficando doente.

      1. Olá ,
        Tudo bem?
        Minha planta começou a ficar com as folhas amarelas, começaram a cair
        A parte de baixo, a base está com um lado aprodecendo, retirei um pedaço da casca e percebi umas larvas, bem pequenas branquinhas
        Será que tem chance de salvar?
        Att
        Juare z

        1. Olá, Juarez. Você pode fazer o replantio em novo substrato. Faça uma poda nas raízes mais danificadas, utilizando uma tesoura limpa e afiada. Evite manter a terra muito úmida.

  8. Olá!
    Minha para de elefante está muito alta e fina, posso cortar o caule? Ela brota novamente?

    1. Olá, Sandra. Você pode cortar, sim. A poda na pata de elefante é feita quando a planta já está sem vigor e fraca, pois ao cortar uma parte da parte aérea (ramos e folhas), a planta investe também na formação de novas raízes e fica bem linda, na sequência. Lembre de usar uma tesoura de poda limpa e afiada, caso o ramo seja do diâmetro de um dedo, aproximadamente. Caso seja maior, você pode fazer a poda com um canivete afiado ou serrote, evitando mascar a planta. Faça a poda há pelo menos 10 cm de distância de onde nascem as folhas. Ela irá cicatrizar o ponto de corte e investir em novos ramos. Após a poda, regue um pouco menos que o habitual e se for preciso, aproveite este mesmo dia para trocar ela de vaso ou local.

  9. minha pata de elefante caiu e quebro a parte de cima, em menos de um mes, começou a sair vários brotos, arranquei e agora esta nascendo outros brotos. o que devo fazer

    1. Olá, Maria! É natural que aconteça o surgimento de novos brotos, pois ela têm gemas e células viáveis logo abaixo de onde quebrou. Você pode deixar os brotos, assim ela seguirá crescendo saudável e vigorosa. Seguimos à disposição!

  10. Olá! A minha pata de elefante murchou depois de ser atacada por cochonilha. As folhas estão pendentes e os caules com um aspecto murcho/enrugado, parecendo que está a morrer… Ela também está num vaso fundo mas não muito largo, e não sei se devia ser ao contrário (mais largo do que fundo). Queria mandar fotos mas não sei como. Podem ajudar? Obrigada.

    1. Olá, Vera! Você pode nos enviar fotos pelo e-mail sacprojardim@gmail.com.
      Ela deve estar precisando de mais nutrientes para se recuperar do ataque das cochonilhas. Nos envie as fotos para que possamos te orientar da melhor forma. Ficamos no aguardo!

  11. Boa tarde.

    Minha pata de elefante começou a soltar as folhas, mas todas estão verdes, no inicio começou a crescer varias folhas novas e verdes no meio do caule, mas de um dia para o outro a maiores começaram a soltar, e as mais novas estão crescendo deitadas sobre o caule, a base das folhas estão com um tom amarronzado claro.

    Como faço para recuperar ela.

    1. Olá, Jackson. Ela pode ter sido infectada por uma bacteriose ou outra doença que não amarela as folhas, mas causa esses sintomas. Nos mande uma foto dela para que possamos recomendar o tratamento adequado – a foto pode ser enviada através do Facebook https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Evite regar em excesso nos próximos dias, mas garanta que ela receba água pelo menos uma vez por semana.

  12. Olá! A minha pata de elefante murchou depois de ser atacada por cochonilha. As folhas estão pendentes e os caules com um aspecto murcho/enrugado, parecendo que está a morrer… Ela também está num vaso fundo mas não muito largo, e não sei se devia ser ao contrário (mais largo do que fundo). Podem ajudar? Obrigada.

  13. Tenho duas patas de elefante no jardim, ambas estão com a pata “apodrecendo”, está ficando oca e a casca caindo. O que fazer? Como posso enviar fotos para facilitar o diagnóstico?

    1. Olá, Rafaela. Você pode nos enviar fotos através do Facebook https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Ela pode estar recebendo água em excesso, ou até com luz insuficiente. Também pode ser que ela esteja precisando de nutrientes e uma poda para se recuperar. Nos envie as fotos para que possamos te orientar da melhor forma.

  14. Minha pata de elefante esta com todas as folhas amarelas. O que eu faço?

    1. Olá, Marcia! Ela pode estar ficando com excesso de água nas raízes ou em local que tem falta de sol. Se possível, nos mande uma foto dela, assim poderemos te recomendar o melhor tratamento para ela se recuperar.

  15. Boa tard,e

    Tenho uma Pata de elefante que está com o miolo todo quebrado, as folhas cortadas.
    O que ocasiona isso? O que devo fazer?

    Grata,

    1. Olá, Silmara! Recomendamos que você faça uma poda na haste principal da planta, logo abaixo de onde ela está quebrada. Ela deve rebrotar, formando nova ramagem e se recuperando.

  16. Tenho uma pata de elefante de uns 3,5 metros de altura. A uns 06 dias começou a soltar uma espuma perto do caule próximo a terra. A região está meio mole. Limpei e apliquei canela em pó mas não secou. O que pode ser???

    1. Olá, Mauro! É provável que seja um tipo de fungo ou podridão, decorrente de lesão no tecido ou umidade excessiva por chuvas, por exemplo. Nos mande uma foto para que possamos verificar como está a planta e assim recomendar mais algum tratamento. Seguimos à disposição!

  17. Minha pata de elefante está com as folhas do miolo ficando amarelas. O caule está firme. Oque fazer? Grata.

    1. Olá, Deborah! Ela pode estar reagindo ao frio ou mesmo a algum dano nas raízes. Evite o excesso de água nas próximas regas e faça uma adubação com húmus de minhoca a cada 2 meses, aplicando 4 colheres de sopa por vaso, em cobertura. Seguimos à disposição!

  18. Por favor! Os gatos derrubaram minha Pata de Elefante no chão…de uma altura de 1 metro e pouco….ela caiu de lado e amassou o lado da planta…as folhas quebraram…estão secando e morrendo. E não estão brotando folhas novas. O que posso fazer para salvar!??? 😢😢

    1. Olá! Você pode salvar sua planta fazendo uma poda no “tronco”, no meio dele ou cerca de 10 centímetros abaixo de onde nasciam as folhas. Ele irá rebrotar.
      Também recomendamos que você faça uma pequena reforma no vaso, replantando sua planta. Use um pouco de terra preta e misture com o substrato que ela já estava. Regue bem após o plantio e espere até a terra ficar seca para voltar a regar.
      Ela deve voltar a emitir folhas em algumas semanas. Seguimos à disposição!

    1. Olá, Mariana. Você pode recuperar sua planta realizando um replantio, colocando terra nova para a planta, regando bem nos primeiros dias, e ajustando a dose de rega com o passar as semanas, até que ela se recupere.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *