Minha Figueira Chilena está perdendo muita seiva após a poda. Em qual lua devo podar para que isso não ocorra?

Nome: Noeli da Cruz

Pergunta:
Tenho uma Figueira chilena em meu Jardim…tem aproximadamente 12 anos…faço a poda a cada 2 anos…só que fica um mês e pouco correndo água dos galhos cortados…tem alguma época…lua…para efetuar poda sem que saia água dos galhos?

Resposta:
Olá, Noeli! A lua influencia a seiva das plantas. Na lua cheia a seiva fica concentrada nas partes de cima, ou seja, nos galhos, folhas e brotações. Por isso, devemos evitar na lua cheia. Quanto mais a planta perder seiva após a poda, mais demorada será a cicatrização e a recuperação da planta. Vale lembrar que para as figueiras é comum ocorrer esta perda de seiva após o corte. Faça a poda na lua nova ou minguante. Evite podar na crescente, pois já haverá mais seiva nas folhas.

Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

Um comentário
  1. Prezados, em janeiro/20 plantei uma muda de figueira chilena, contudo, vejo que não desenvolve. As folhas ficaram furadas, manchadas e amarelaram. Mas, no pé da figueira, sempre tem uma folhada nova, bonita, folhas verdes, bem diferente da copa. Minha dúvida, deixo ou corto este broto do pé?

    1. Olá, Mara. É provável que este ramo seja um broto do porta-enxerto, no caso de ser uma planta enxertada (o mesmo acontece com outras espécies). Nos mande uma foto para que possamos verificar o que está acontecendo e assim poderemos te recomendar o que fazer com este ramo. A foto pode ser enviada através do Facebook https://www.facebook.com/jardimdasideiasstihl
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *