Jardim Lutzenberger: natureza e poesia na Casa de Cultura Mario Quintana

Jardim Lutzenberger: natureza e poesia na Casa de Cultura Mario Quintana

Foto: Lara Lutzenberger

Iniciativas que envolvem a natureza sempre merecem espaço aqui no portal Jardim das Ideias STIHL. E é por isso que hoje as nossas atenções se voltam ao Jardim Lutzenberger, recentemente adotado pela STIHL.

Instalado no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre – RS) desde 2003, o Jardim Lutzenberger apresenta uma diversidade de coleções e ambientes botânicos, representativos de banhados, desertos e ambientes tropicais, demonstrando que mesmo áreas essencialmente urbanas podem e devem abrigar ampla gama de espécies.

O local leva o nome do ambientalista gaúcho José Antonio Lutzenberger, amante e grande defensor das paisagens naturais, que via na jardinagem uma ferramenta singular de estímulo à sensibilidade individual para preservação ambiental. Em uma proposta que integra ambiente, arte e cultura, homenageia-se Lutzenberger e contribuiu-se para a formação de atitudes mais conscientes e responsáveis pela grande diversidade que dá vida à nossa Terra.

Reunir José Lutzenberger e Mário Quintana no mesmo espaço é destacar a poesia inerente à natureza e fortalecer o papel da natureza na poesia. Passear por um jardim é nutrir a alma e conduzi-la pela fantasia do mundo real em sua miríade de cores, texturas, aromas, formas e demais estímulos. Não há natureza sem poesia e, como bem nos ilustra o poeta Mário Quintana, não há poesia sem natureza: “O segredo é não correr atrás das borboletas… é cuidar do Jardim para que elas venham até você.”

No vídeo abaixo é possível conhecer um pouco mais da história e do legado do ambientalista José Lutzenberger, reconhecido e respeitado mundialmente por seu trabalho dedicado à conservação e recuperação ambiental.

A ambientalista Lara Lutzenberger é presidente da Fundação Gaia, que atua na área de educação ambiental e na promoção de tecnologias socialmente compatíveis. Lara leva adiante o legado de seu pai, José Lutzenberger, e aparecerá com mais frequência aqui nos posts do Jardim das Ideias STIHL. Fique de olho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *