Hortaliças brássicas: informações e benefícios

Hortaliças brássicas: informações e benefícios
Você sabia que nem todas as hortaliças fazem parte das mesmas famílias? Na verdade elas são agrupadas de acordo com características em comum, como folhas, hábitos de crescimento e tipo de flor. Entre as principais hortaliças cultivadas no Brasil estão as que pertencem à família botânica brássica – agrião, couve-brócolo, couve-de-bruxelas, couve-chinesa, couve-flor, couve-manteiga, couve-rábano, mostarda, nabo, repolho e rúcula são algumas das verduras que fazem parte da mesma.
De acordo com pesquisas, as hortaliças brássicas são as que mais trazem benefícios para a saúde. Estudos recentes inclusive reforçam a tese de que o consumo desses vegetais pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças degenerativas. O repolho (Brassica oleracea var. italica), a couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) , o brócolis (Brassica oleracea var. capitata) e a couve ( Brassica oleracea var. acephala), por exemplo, possuem alto valor nutricional, sendo boa fonte de vitaminas B, C e K.
Pretende plantar brássicas no seu quintal? Confira essas dicas:
– o cultivo pode ser feito diretamente no solo, desde que ele seja bem nutrido e não fique em local que possa encharcar.
– se a sua ideia é ter uma horta orgânica, evite o uso de fertilizantes químicos. Nutrientes minerais, aplicados de maneira correta, são os que trazem mais benefícios.
– quanto à manutenção, o recomendado é que a rega das hortaliças brássicas seja feito através de irrigação por aspersão ou por gotejamento.
– os fatores climáticos são importantes para o plantio de diferentes espécies. É interessante que você pesquise separadamente sobre cada espécie que for plantar, especialmente sobre o período de plantio. Que tal procurar aqui no Jardim das Ideias STIHL mesmo? Se precisar de ajuda, coloque nos comentários!
Gostou do post? O que acha de incluir essas hortaliças na sua alimentação diária? Lembre-se de compartilhar com seus amigos e curtir a nossa página no Facebook!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *