Hortaliças brássicas: informações e benefícios

Hortaliças brássicas: informações e benefícios
Você sabia que nem todas as hortaliças fazem parte das mesmas famílias? Na verdade elas são agrupadas de acordo com características em comum, como folhas, hábitos de crescimento e tipo de flor. Entre as principais hortaliças cultivadas no Brasil estão as que pertencem à família botânica brássica – agrião, couve-brócolo, couve-de-bruxelas, couve-chinesa, couve-flor, couve-manteiga, couve-rábano, mostarda, nabo, repolho e rúcula são algumas das verduras que fazem parte da mesma.
De acordo com pesquisas, as hortaliças brássicas são as que mais trazem benefícios para a saúde. Estudos recentes inclusive reforçam a tese de que o consumo desses vegetais pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças degenerativas. O repolho (Brassica oleracea var. italica), a couve-flor (Brassica oleracea var. botrytis) , o brócolis (Brassica oleracea var. capitata) e a couve ( Brassica oleracea var. acephala), por exemplo, possuem alto valor nutricional, sendo boa fonte de vitaminas B, C e K.
Pretende plantar brássicas no seu quintal? Confira essas dicas:
– o cultivo pode ser feito diretamente no solo, desde que ele seja bem nutrido e não fique em local que possa encharcar.
– se a sua ideia é ter uma horta orgânica, evite o uso de fertilizantes químicos. Nutrientes minerais, aplicados de maneira correta, são os que trazem mais benefícios.
– quanto à manutenção, o recomendado é que a rega das hortaliças brássicas seja feito através de irrigação por aspersão ou por gotejamento.
– os fatores climáticos são importantes para o plantio de diferentes espécies. É interessante que você pesquise separadamente sobre cada espécie que for plantar, especialmente sobre o período de plantio. Que tal procurar aqui no Jardim das Ideias STIHL mesmo? Se precisar de ajuda, coloque nos comentários!
Gostou do post? O que acha de incluir essas hortaliças na sua alimentação diária? Lembre-se de compartilhar com seus amigos e curtir a nossa página no Facebook!
0 Comments
  1. Então eu gostaria de saber as preferencias climáticas e ecológicas dessa Brassicaceae se puder me ajudar por favor

    1. Olá, Ana Paula. As brássicas em geral preferem climas mais amenos, com noites frias, por exemplo, por isso se adaptam bem nas regiões sul e sudeste do país, além de regiões serranas, de altitude.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *