Farmácia natural: confira dicas para cuidar de sua saúde

Medicamentos naturais podem nos auxiliar no combate de sintomas e na cura de doenças. Ter uma farmácia natural pode ser a chave para viver longe do constante uso de medicamentos químicos. A fitoterapia está ganhando cada vez mais adeptos, de 2013 a 2015 cresceu 161% segundo o Ministério da Saúde.  Ela consiste na manipulação de plantas e ervas, sem o uso de substâncias químicas que realçam o efeito do princípio ativo, como na medicina ortodoxa.  Confira alguns itens que você pode ter em casa:
1. Guaco: (Mikania glomerata) poderoso contra a tosse.
Como usar? Como xarope expectorante e broncodilatador – derreta 200 g de açúcar com cravo, canela e um limão. Acrescente 500 ml de água e sete folhas de guaco. Ferva até apurar.
2. Erva cidreira: (Lippia alba) é ótima no combate à insônia, ansiedade, cólicas abdominais, distúrbios estomacais e flatulência (gases).
Como usar? Coloque meia colher (chá) de erva-cidreira em  uma xícara (chá) de água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos e coe. Tome uma xícara do chá duas vezes ao dia.
3. Poejo: (Mentha pulegium) é eficaz contra picadas de insetos, a planta alivia o incômodo da coceira.
Como usar? Lave as folhas do poejo e coloque sobre as picadas.
4. Espinheira-santa: (Maytenus ilicifolia) é eficiente contra gastrite.
Como usar? Coloque meia colher (chá) de folhas de espinheira-santa em uma xícara (chá) de água fervente. Abafe por 5 a 10 minutos e coe. Tome uma xícara do chá três vezes ao dia.
5. Gengibre: (Zingiber officinale) para enjoo e náuseas.
Como usar? Cozinhe por 10 minutos uma colher (chá) de gengibre em uma xícara (chá) de água. Abafe e coe. Tome uma xícara de chá três vezes ao dia. Quem sofre de pressão alta deve evitar o gengibre.
Se você gostou das dicas, curta a página Jardim das Ideias no Facebook e compartilhe com seus amigos. Até o próximo post! 
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *