Dente-de-leão: curiosidades, lendas e benefícios para a saúde que você precisa conhecer

<strong>Dente-de-leão: curiosidades, lendas e benefícios para a saúde que você precisa conhecer</strong>

O que é, o que é: uma plantinha de flores amarelas, sementes voadoras e folhas verdes em formato de serra, que você provavelmente já assoprou em algum momento da vida? Quem disse Dente-de-leão, Radite-bravo ou Chicória-silvestre, acertou! Mas, o que você talvez não sabe sobre essa planta são seus benefícios medicinais, curiosidades e até lendas. Continue lendo o texto para descobrir!

Dente-de-leão ou Taraxacum officinale

Chamado cientificamente de Taraxacum officinale, o Dente-de-leão é originário da Europa. No Brasil, é um vegetal ruderal, ou seja, ele nasce espontaneamente sem trabalho nenhum, já que se adapta a vários tipos de solo. Essa planta mede cerca de 35 cm. e é chamada assim, pois as suas folhas são muito dentadas e as suas flores amarelas são parecidas com a juba de um leão. O Dente-de-leão também pode ser chamado de relógio suíço, porque suas flores amarelas se abrem de manhã, por volta das 5 horas, e se fecham no final da tarde.

Curiosidades sobre o Dente-de-leão: lendas, propriedades medicinais e significado

Lendas

Existem muitas lendas que envolvem essa plantinha tão delicada. Uma delas é de que o Dente-de-leão é a casa das fadas, já que no passado, quando o homem chegou nesse mundo, todas as criaturas mágicas precisaram se esconder rapidamente. As fadas, que tinham vestidos volumosos, não conseguiram encontrar um local. Por isso, elas se transformaram nessa planta.

Outra lenda sobre o Dente-de-leão conta que Teseu – um grande herói ateniense na mitologia grega – teria se alimentado somente dessa planta por 30 dias consecutivos. Assim, ele ficou forte o suficiente para derrotar o Minotauro.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *