Cuide do jardim em épocas chuvosas

Cuide do jardim em épocas chuvosas

Fatores climáticos têm impacto direto no jardim. E durante o verão, as chuvas frequentes estão entre as condições que você precisa se atentar.

O primeiro cuidado nos dias após as chuvas torrenciais é evitar regar o jardim e observar manualmente o solo e as plantas, em especial as folhas. Quando elas amarelam, pode ser necessário podar e reforçar a adubação.

Ter um planejamento é importante para evitar problemas – seja no jardim, na horta ou até mesmo em uma grande lavoura. No caso de residências, uma ação paliativa comum no período chuvoso é o uso de sombrite, tela geralmente usada em estufas, que permite a incidência de raios solares e a passagem controlada da água da chuva. O artifício não é totalmente garantido para resolver o problema no caso de precipitações constantes, mas funciona bem em dias atípicos.

Antes e depois do temporal: cuidados com as árvores

Temporais podem levar a desastres com árvores, especialmente nas cidades. Por isso, é fundamental ter alguns cuidados para evitar e reduzir danos nesses momentos. No canal da STIHL no YouTube, o engenheiro florestal e instrutor em arboricultura Sydney Brasil apresenta dois tipos de poda que podem ajudar a manter a segurança das árvores e das pessoas no enfrentamento a um temporal. Confira acessando aqui.

Através de técnicas de poda é possível evitar que as árvores da sua casa apresentem risco de queda de galhos antes de um temporal, devido ao vento e chuva fortes. Mas se você não teve esses cuidados prévios ou, mesmo com eles, o temporal ainda derrubou galhos, confira as recomendações de Sydney Brasil no vídeo.

Vale lembrar que apesar de servir como condutor dos nutrientes que mantém a seiva alimentada, o excesso de água deixa o solo encharcado e varre os nutrientes para longe das plantas. Além disso, ambientes úmidos são perfeitos para a proliferação de bactérias e fungos.

Para mais dicas de jardinagem, acesse o blog Jardim das Ideias STIHL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *