Crassula ovata: aprenda a cultivar a fofíssima planta de jade

Crassula ovata: aprenda a cultivar a fofíssima planta de jade

Com bordinhas que se tornam avermelhadas quando em contato com o sol, a planta de jade é a suculenta nativa da África do Sul muito utilizada por apaixonados por Feng Shui. Delicada e fácil de cuidar, ela pode embelezar os seus espaços mais minimalistas, como mesa de trabalho e até mesmo banheiro. Abaixo, confira dicas de cuidado.

Características

– Tem nome científico de Crassula ovata, porém é popularmente conhecida como “planta de jade” ou “árvore da amizade”.

– Apresenta flores da cor rosa ou branco durante a primavera.

– Os seus pequenos galhos são adornados com folhas grossas na cor verde jade – motivo pelo qual recebeu o apelido popular.

– Ideal para novatos na arte da jardinagem, pois não demanda cuidados diários.

Cuidados para uma plantinha saudável

Realize regas normais no verão. O segredo para acertar é fazer o teste do dedo, verificando se o solo está seco. Umidifique a planta com menor frequência durante o inverno – o excesso de água pode causar a queda das folhas e a apodrecimento da haste. O ideal é manter a sua muda sem rega entre 10 e 20 dias no verão e até um mês no inverno.

A planta costuma se adaptar perfeitamente a qualquer tipo de luminosidade, porém, vale tomar cuidado com o frio – a geada pode matar a mudinha. Ao plantar a sua, selecione solo bem drenado e árido (vale misturar areia, cascalho pequeno, pedras de rio ou casca de pinheiro para garantir que não mantenha grandes quantidades de líquido depositado).

Para florescer e propagar

Segredo de amigo: para incentivar o florescimento da planta de jade, permita que a muda fique sem água por volta da primeira geada do inverno. Quando os dias ficarem mais curtos no inverno, deixe-a sem água para que aproveite o frescor da noite.

Para presentear amigo ou familiar com uma pequena muda de jade, realize o corte das folhas. Após isso, as coloque em um recipiente com água, até obter raízes e crescer. Depois é só plantá-las no solo.

Pronto para adicionar a planta de jade em seu jardim? Esperamos que tenha gostado das dicas! Fique ligado para conferir mais sugestões de cuidados em nosso blog. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *