Conheça as propriedades calmantes do mulungo

Conheça as propriedades calmantes do mulungo

Também conhecida como murungú, mulungu-coral e molungo, a planta de nome científico Erythrina mulungu pode ser uma verdadeira aliada para quem busca alternativas naturais para lidar com os desafios diários, onde a rotina, o estresse e as responsabilidades prejudicam a saúde e fazem o rendimento cair. Quer saber mais sobre essa espécie endêmica do Brasil? Continue lendo esse post!

Conforme a Lista de Espécies da Flora do Brasil, material organizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a espécie Erythrina mulungu está distribuída pelas regiões norte (Acre e Tocantins), nordeste (Bahia e Maranhão), centro-oeste (Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso) e sudeste (Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).

Muitas pessoas preparam chás utilizando a casca dessa planta, e eles podem auxiliar no tratamento de insônia, ansiedade, agitação, ataques de pânico, compulsão e distúrbios do sono.

Estudos feitos com o extrato do mulungo comprovaram que a sua ação é semelhante ao efeito do “diazepam”, um ansiolítico muito popular, mas que causa dependência em quem costuma usar, fazendo a medicação perder o efeito com o passar do tempo.

Ainda, há pesquisas que indicam que a utilização dessa planta pode ser benéfica contra hipertensão, epilepsia, bronquite asmática, hepatite e insuficiência renal. Na casca da árvore também é possível encontrar erisodina, que é um forte aliado no combate ao vício da nicotina.

Mas nem tudo são flores, literalmente, e existem algumas contraindicações para a utilização dos chás e pílulas compostos a partir de mulungo. Por reduzir a pressão arterial, não é recomendado para pessoas que sofrem de hipotensão (pressão baixa) ou aqueles que já fizeram utilização de medicamentos ansiolíticos, pois pode potencializar os efeitos.

Mais informações sobre a espécie e seus usos populares podem ser conferidas na Monografia da Espécie, organizada pelo Ministério da Saúde e Anvisa. Clique aqui.

Na dúvida, procure sempre por orientações profissionais. As informações apresentadas no site Jardim das Ideias STIHL têm caráter meramente informativo, não substituindo o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e demais especialistas da área da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *