Aprenda a fazer uma árvore de Natal com suculentas

Aprenda a fazer uma árvore de Natal com suculentas

Dezembro chegou e trouxe com ele inúmeras possibilidades de decorações para o Natal com plantas naturais. Que tal aprender a fazer uma árvore de Natal com suculentas para decorar o ambiente ou para gerar fonte de renda nesse período do ano? Veja a seguir o passo a passo para montar o seu pinheiro. 

Passo 1 Escolha a espécie desejada

A “árvore” pode ser montada com diferentes espécies de suculenta, dependendo da preferência de quem estiver realizando o projeto. Pode ser interessante, inclusive, experimentar combinar espécies variadas em formatos e cores e utilizar mudas maiores para a base e menores para o topo.

Passo 2 Prepare a estrutura

Antes de começar a montar a sua árvore, é preciso preparar a estrutura que será utilizada para dar sustentação a ela no formato desejado. Para isso, separe um vaso de um tamanho compatível com a altura do pinheiro que desejar montar e com a base capaz de acomodar o cone de espuma floral que servirá de suporte para as plantas. A espuma pode ser facilmente encontrada em estabelecimentos relacionados à jardinagem em diferentes formatos, sendo  mais comum o retangular. Por ser extremamente fácil de moldar, basta comprar o material no tamanho desejado e esculpir um cone com o auxílio de uma espátula ou de uma faca. Após preparar o cone de espuma, basta acomodá-lo no vaso escolhido.Passo 3 Posicione as plantas

Após montar a base do pinheiro, corte as suculentas escolhidas de modo a deixar um pedaço do caule à mostra para espetar na espuma floral e fixar a planta na estrutura. Faça isso fileira a fileira, da base até o topo, preenchendo todo o cone e completando a árvore de Natal.

Passo 4 Realize uma rotina de manutenção

Por ser uma espécie com grande resistência a diferentes climas e que exige pouca oferta de água, é possível manter as plantas saudáveis durante todo o período de festividade, regando a base do vaso delicadamente uma vez na semana. A espuma floral irá absorver a água e direcionar para as plantas, que vão criar raízes na espuma com o passar do tempo. É recomendável que, após o Natal, seja realizado o transplante das mudas para outros vasos ou jardins onde elas tenham mais espaço para o crescimento.

Gostou de aprender a fazer uma árvore de Natal natural e exótica? Compartilhe esse conteúdo com outros jardineiros e multiplique o conhecimento oferecido.

Se você trabalha com jardinagem e deseja adquirir ferramentas essenciais para otimizar o seu dia a dia, acesse o site oficial da STIHL e conheça a linha de produtos a bateria: https://bit.ly/47hZBPS

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *