Conheça as diferenças entre cactos e suculentas

Conheça as diferenças entre cactos e suculentas

Você sabia que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é cacto? E que nem tudo que têm espinhos são cactos? Parece complicado diferenciar um do outro, mas existem algumas características destas plantas que são bem distintas. Pra deixar bem claro, fizemos este post explicando mais sobre cada uma 🙂

As suculentas são um grupo de plantas e os cactos são de uma família do grupo das suculentas (Cactaceae). Por essa razão, existe o conceito de que “todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto”. Só para se ter uma ideia, existem cerca de 22 mil espécies de suculentas, sendo 2 mil só de cactos!

As suculentas são plantas que em geral conseguem sobreviver à falta de água e luz, e são capazes de armazenar água nas raízes, caules, troncos ou folha, característica esta que as protege das altas temperaturas e do clima seco das regiões da África e da América, onde surgiram. A principal diferença entre suculentas e cactos é que os cactos possuem aréolas – pequenos círculos salientes de onde nascem rebentos, espinhos e flores.
Os cactos são uma das espécies preferidas de quem gosta de cultivar versões miniatura para decorar ambientes. Não possuem folhas, e somente algumas dão flores quando adultos, geralmente uma vez por ano, na mesma época. A planta possui uma estrutura que permanece fechada sob sol forte, e sua pele é bem espessa e revestida, tudo para perder o mínimo de líquido possível. A grande maioria tem espinhos, alguns agudos e longos, outros são também cobertos de pelos. Os espinhos dos cactos servem de proteção contra animais, promovem sombra do sol intenso e impedem a circulação de ar pela epiderme da planta evitando a perda de água.
Gostou de aprender mais sobre suculentas e cactos? Então, continue ligado aqui no blog e qualquer dúvida você já sabe, comenta aqui embaixo!
Um comentário
  1. E como saber quando é cacto e quando é suculenta ,sou apreciadora dos cactos e das suculetas

    1. Ficamos muito felizes que esteja aproveitando nossos conteúdos! 😀 ♥

  2. Depois dessa matéria consegui entender a diferença entre cactos e suculentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *