Como plantar salsão

Como plantar salsão

O Apium Graveolens, mais conhecido como aipo ou salsão, pode ser uma ótima opção para suas receitas. O caule desse vegetal fica ótimo em muitos pratos, como sopas e saladas, e as suas folhas também podem ser utilizadas tanto como tempero quanto para finalizar a receita, principalmente por se parecer muito com a salsinha.

Mas ao invés de colocar na lista de compras, por que não ter no próprio jardim? Além de ser rico em sabores, o salsão é repleto de nutrientes e é muito aromático. Não tem como não querer ter no seu jardim, não é?

Primeiro você precisa saber que existem dois tipos de aipo; o aipo cultivado ou hortense, e o aipo de folhas e talos. O cultivado é um vegetal não muito comprido, ele tem talos claros e folhas verdes escuras. O segundo tem muitas variedades, como o aipo dourado, branco e outros.

Mas independente de qual aipo você vai plantar, o modo do cultivo é o mesmo. Acompanhe os passos:

  1. Quando semear: como a fase de crescimento é muito longa, comece dentro de casa para ter mais sucesso. Deixe as sementes mergulhadas em água morna na noite anterior que for plantar. Isso ajuda a acelerar a germinação.
  2. Espalhe as sementes em substrato fértil, de preferência enriquecido com matéria orgânica. Lembre-se que é necessário que o local seja bem iluminado.
  3. Transplante as mudas: quando as plantas já estiverem na altura desejada, transplante-as para vasos individuais ou jardineiras mais profundas com terra nova. Se você optar pela segunda opção, coloque as mudas com pelo menos 5 cm de distância.
  4. Regue diretamente após o plantio. Você deve manter o substrato sempre úmido, mas nunca encharque a planta, ok?

O tempo de espera entre o plantio e a colheita pode variar conforme o solo e o clima. A média é de 80 a 150 dias.

Gostou da dica? Não deixe de acrescentar esse maravilhoso vegetal no seu jardim. E não esqueça de curtir, comentar e compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *