Como cultivar três diferentes tipos de chás

Nada melhor do que unir duas paixões: a jardinagem e o amor pelos chazinhos. Com as temperaturas baixas do inverno, os chás se tornam bebidas essenciais para aquecer o corpo. E por que não tê-los à disposição no seu quintal?
Com os cuidados necessários você poderá cultivar diversos tipos de plantas e ervas com propriedades medicinais incríveis que irão deixar a época mais fria do ano ainda mais agradável. Se você gosta de chás, confira o nosso post até o fim!
Boldo
O chá de boldo é indicado para controle de gastrite, azia, dor de estômago e até mesmo para auxiliar no processo digestivo. A planta gosta de sol e deve ser regada até três vezes por semana – quando o clima estiver seco – e duas vezes em períodos de umidade e frio.
O arbusto poderá atingir até dois metros de altura, por isso, opte por vasos grandes para que a planta se desenvolva de maneira adequada. Retire as folhas das pontas dos ramos para colher e para preparar o chá, ferva a quantidade de água desejada, coloque em um recipiente, adicione 4 ou 5 folhas de boldo e abafe por 5 minutos.
Hortelã
A hortelã tem diversas finalidades, entre elas o combate ao estresse, fadiga, intoxicações e asma. Para cultivar, você deve regar a planta três vezes por semana em clima seco e somente duas vezes em períodos frios.
O solo deverá ser rico em nutrientes e por se tratar de uma espécie rasteira, atente ao espaço, pois a hortelã tende a se alastrar. Para colher, retire algumas folhas do ramo. Prepare seu chá adicionando água quente em um recipiente com as folhas e abafe por até 10 minutos.
Camomila
A camomila possui propriedades calmantes e também auxilia no combate à febre, dores musculares, cólicas menstruais e outras enfermidades. Para cultivá-la, escolha um local bastante ensolarado e regue três vezes por semana em períodos quentes e duas vezes em temporadas frias.
O solo deverá ser bem drenado e com muitos nutrientes para enriquecer ainda mais sua planta. Arranque algumas flores de camomila, espere secar e utilize dez das florzinhas que separou para diluir com meio litro de água fervida. Abafe por alguns minutos, coe e beba até duas xícaras por dia.
Com estas três espécies de plantas medicinais à sua disposição, ficará fácil manter a saúde em dia e curtir o friozinho. Gostou da publicação? Compartilhe com seus amigos! Até o próximo.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *