Como cuidar da saúde da árvore com uma motosserra

Como cuidar da saúde da árvore com uma motosserra

Já falamos por aqui a respeito da importância das podas em áreas urbanas e as melhores ferramentas para realizar esse trabalho. Agora é hora de falar sobre outro assunto muito importante: como cuidar da saúde da árvore com uma motosserra. Confira.

Importância da poda de limpeza

Através da poda de limpeza é possível cuidar da saúde da planta, pois ela ajuda no processo de compartimentalização (espécie de cicatrização no local do corte do galho), evitando assim a propagação de pragas e doenças como fungos. A poda também auxilia no processo de regeneração da árvore.

Outra questão importante é a segurança, especialmente em via pública: a poda de limpeza deixa a árvore mais resistente e evita queda de galhos.

Vale lembrar que é sempre preciso observar a normal 16.246-1 da ABNT e legislação local antes de realizar qualquer poda. Na maioria dos locais as podas em vias públicas só podem ser realizadas pelas prefeituras ou empresas autorizadas por elas.

Tratamento de cavidades

Outra forma de cuidar da saúde de uma árvore é através do tratamento de cavidade com infestação por fungos. Nesse caso, a motosserra pode ser uma grande aliada para agilizar a limpeza dessa cavidade. Para a raspagem da área comprometida é utilizada a parte de baixo da ponta do sabre da motosserra. Para finalizar o tratamento da área raspada, aplique um fungicida que seja autorizado pela legislação local.

Inscreva-se no canal da STIHL no YouTube para acompanhar vídeos inéditos toda a semana.

Você também pode saber mais sobre podas no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *