Como a lua influencia no cultivo de plantas

Desde os primórdios, as colheitas e cultivo de alimentos vindos da terra tem um elemento regente: a lua! E você sabe por que isso acontece? Algumas pesquisas já foram realizadas sobre o assunto, mas não foram muito a fundo em explicar como as fases do satélite afetam o crescimento das plantas.
Algumas teorias são comuns nesse quesito, como a força gravitacional da lua sobre o planeta, principalmente sobre os líquidos – o que é cientificamente comprovado com relação aos oceanos, resultando nas marés – e a luminosidade da lua sobre as plantas e o solo, resultado do reflexo do sol na lua.
As fases da lua se dividem em 4 e é nelas que devemos nos concentrar. Na lua nova, o fluxo da seiva está concentrado nas raízes, com máxima captação de nutrientes. Nessa fase, foque no solo: revide a terra, afofe canteiros e faça berços para as novas mudas.
Na fase seguinte, na lua crescente, a seiva está viajando em direção aos ramos, flores e frutos. Nessa fase, aproveite para fazer a plantação de flores, a adubagem e fertilizações. Para as plantas que você deseja que cresçam mais rápido, esse é o momento de fazer a poda.
Na lua cheia, a seiva está praticamente toda alocada no topo da planta. É nessa fase que a colheita deve ser feita. Esse momento também é ideal para fazer transplantes de vasos ou de canteiros. A lua cheia também é favorável para a poda das espécies que você deseja que fiquem mais densas, como árvores frutíferas.
Quando chega a lua minguante, o fluxo da seiva faz o caminho contrário da lua nova: ela desce em direção as raízes. Nesse momento, é ideal o plantio de espécies perenes, que necessitam de muita força nas raízes. Arranque plantas daninhas, faça o controle de pragas e pode espécies que cresceram demais.
Com essas dicas, você vai sempre ter um jardim ou horta saudável e fértil. Lá na nossa página do facebook você encontra sempre novidades, dicas e muitas curiosidades! Curta em gb.com/jardimdasideiasstihl
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *