Benefícios de plantar chás em casa: dê adeus aos chás de saquinho!

Benefícios de plantar chás em casa: dê adeus aos chás de saquinho!

Meta descrição: Você sabia que chás de saquinho não fazem tão bem à saúde quanto os naturais, plantados em casa? Sim! Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Você é um grande fã de chás e costuma consumir aqueles que vendem no mercado, em saquinhos? Se sim, fique atento: os comercializados desta forma não são tão naturais quanto aqueles que podem ser cultivados em casa.

Na verdade, chás não são consumidos apenas pelo sabor, mas também e, principalmente pelas suas características medicinais, com inúmeros benefícios à saúde. Por isso, quanto mais natural ele for, mais eficiente e benéfico será!

Vamos entender um pouco mais? Boa leitura!

Por que o chá de saquinho é diferente do chá em folhas?

Os chás de saquinho são produtos industrializados que passam por uma série de processos para a comercialização. Durante a sua produção, as plantas sofrem mudanças que impactam diretamente suas características – são oxidadas, perdem vitaminas, entre outros.

Sendo assim, o ideal é que você dê preferência aos chás em folhas – e nada melhor do que cultivar em casa as suas espécies favoritas, não é mesmo? Confira algumas dicas a seguir para aproveitar ao máximo as ervas in natura:

● Cultive chás em casa

Melhor do que comprar as folhas no mercado, é cultivar as suas próprias plantinhas. Lembre-se: quanto mais natural for o seu chá, mais você aproveitará as propriedades e os benefícios que ele oferece.

Você pode plantar algumas espécies em pequenos vasos caso não haja muito espaço para uma horta, ou separar um lugarzinho no seu quintal para iniciar o seu cultivo.

● Armazene corretamente

É importante evitar a oxidação das folhas depois de colhê-las. Por isso, coloque-as em um local seco, longe da luz e da umidade. Se preferir, guarde-as em um pote hermético, intercalando guardanapos de papel por camadas.

● Faça a infusão da forma certa

Nada de ferver as folhas, viu? O ideal é que você esquente a água e, em seguida, coloque as ervas, abafe com algum recipiente e deixe infusionar por cerca de 5 minutos – depende da espécie do chá.

● Consuma em até 24 horas

Quanto antes você consumir o chá, mais aproveitará tudo o que ele tem a oferecer. O ideal é que o consumo ocorra em até 24 horas após o preparo. Se passar desse tempo, é bem provável que as propriedades da planta se percam no caminho.

E aí, pronto para cultivar as suas ervas preferidas em casa? Clique aqui e saiba mais sobre os malefícios do chá de saquinho.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *