Aprenda a plantar abacaxi em vaso

Aprenda a plantar abacaxi em vaso

Seja na sobremesa, no suco ou em alguma outra receita, o abacaxi (Ananas comosus) sempre faz sucesso, graças ao seu toque doce e ácido, ao mesmo tempo. Rico em cálcio, potássio e vitaminas, ele é uma das frutas mais populares na mesa dos brasileiros. Além desses benefícios, sabia que cultivar o abacaxi não é uma tarefa difícil? Essa fruta conta com um sistema de plantio bastante simples e eficaz, e você pode plantá-lo na horta ou em um vaso. Se você quer aprender a cultivar essa delícia tropical, continue lendo o texto, pois separamos várias dicas para auxiliá-lo nesse processo.

Como escolher a coroa ideal

Uma ótima maneira de cultivar o abacaxi é a partir da sua coroa. Sendo assim, basta usar uma fruta boa e saudável como matriz. Veja, a seguir, algumas dicas importantes para escolher o abacaxi ideal:

Dica 1: o abacaxi deve estar no ponto, ou seja, nem muito maduro, nem muito verde. 

Dica 2: prove a fruta. Se ela for doce, a planta que nascerá a partir dela também será doce. Além disso, opte por um abacaxi com cheiro adocicado.

Dica 3: a coroa deve estar firme, com folhas vistosas e saudáveis, sem sinais de apodrecimento ou ressecamento. 

Como plantar o abacaxi no vaso

Após escolher o abacaxi ideal e remover a coroa, é só retirar algumas folhas da base e colocá-la em um recipiente com água. Lembre-se de trocar a água diariamente para evitar o surgimento de musgos ou fungos. Passados alguns dias, já é possível perceber que a coroa criou algumas raízes. 

Agora que já surgiram as raízes, é o momento de plantar em um vaso. O ideal é escolher um recipiente com 50 cm de profundidade. Faça a camada de drenagem antes de adicionar a terra e a coroa. Feito isso, faça um buraco, coloque a muda e cubra as raízes com a terra. Lembrando que você também pode realizar o plantio do abacaxi na horta, caso tenha espaço disponível. 

Cuidados gerais

Como o abacaxi é originário da Floresta Amazônica, ele se desenvolverá bem em locais e condições que se assemelham a esse local. Sendo assim, o solo ideal para essa planta precisa ter bastante adubo e húmus e é essencial regar o pé de abacaxi todos os dias, de preferência, pela manhã. Além disso, a planta deve ficar em um ambiente com meia-sombra, mas com bastante luminosidade.

Além de todos esses cuidados, também é importante escolher a época certa para fazer o plantio, que é no final do verão, mais precisamente no mês de março, que é quando a temperatura e a umidade estão favoráveis para o desenvolvimento da planta. Por fim, outro detalhe essencial para o cultivo do abacaxi é a paciência, já que o plantio por meio da coroa pode levar, aproximadamente, até três anos para dar o primeiro fruto. 

Se além do abacaxi, você gosta de cultivar outras frutas e tem diversas árvores frutíferas no seu pomar, saiba que a melhor época para fazer a poda é no outono. Por isso, para auxiliar você nessa tarefa, a STIHL conta com a motopoda a bateria HTA 86 que é perfeita para podas em alturas. Ela conta com alto desempenho de corte, o que reduz o tempo de trabalho.

Você já cultivou o abacaxi em vasos? Conte para a gente como foi a sua experiência, vamos adorar saber. Até a próxima.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *