Aprenda como plantar alecrim no vaso

Aprenda como plantar alecrim no vaso

Delicado, cheiroso e muito útil, o alecrim é fácil de ser cultivado tanto dentro como fora de casa, no seu jardim ou varanda. Neste texto você irá aprender a como plantar alecrim no vaso e também algumas das suas diversas funcionalidades. Vamos lá?

Como plantar alecrim

Uma forma muito prática de iniciar o plantio do seu pé de Alecrim é partir de um galho já semeado. Isso você encontra em uma floricultura mais próxima de você ou até mesmo em grandes supermercados.

Escolha um ramo de aproximadamente 10 centímetros e retire parte das folhas inferiores, esta será a parte da planta que irá ao solo. Depois de escolher o vaso de sua preferência, utilize um substrato seco e bem drenável – uma sugestão é adicionar 2/3 de areia grossa e 1/3 de musgos. Após isso, finque o alecrim dentro e leve-o para um lugar ensolarado, mas não sob luz direta do sol. Regue regularmente até que as raízes se formem, isso pode levar em torno de 3 semanas.

Como cuidar do seu alecrim

Essa erva prefere solo mais seco, então não exagere na água. Para ajudar na fertilização, você pode adicionar um pouco de cal durante as regas. No período de inverno, mantenha os vasos sempre dentro de casa, pois o alecrim pode sofrer muito com as baixas temperaturas. Os galhos tendem a se espalhar bastante, então fique à vontade para realizar a poda quando quiser, mesmo não sendo necessário para a saúde da planta.

Como utilizar

Na medida em que a planta vai crescendo, corte os galhos com uma tesoura ou quebre com as próprias mãos. Como o alecrim é perene, você pode colher pedaços durante o ano inteiro. Uma forma prática de fazer o armazenamento é congelando em pequenos pacotes, desta forma ele irá secar e poderá ser usado por vários meses. A melhor época do ano para realizar o plantio é na primavera, e este arbusto pode crescer por até 2 metros.

Agora que você já sabe tudo sobre como plantar, cuidar e utilizar o alecrim chegou a sua vez!

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos e fique ligado em nossas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *