Aprenda a fazer um tambor de fertilizante

Aprenda a fazer um tambor de fertilizante
Na série Jardim das Ideias – 50 dias de Verde, a jardineira Carol Costa traz dicas para que você melhore suas técnicas de trato com as plantinhas. No episódio 10 ela ensina a fazer um tambor de biofertilizante – uma excelente aposta para acelerar o desenvolvimento de suas espécies.
Por meio de artigos simples e facilmente encontrados na sua região é possível fazer um tambor que servirá como um verdadeiro alimento às plantas da sua casa.
A mistura servirá, principalmente, se você cultiva suculentas e hortaliças ou se está apostando no plantio de espécies por meio de estaquia, pois reúne todos os componentes que auxiliam na melhora do crescimento das mesmas.
Separamos o passo a passo completo para você aprender e arrasar na hora de fazer o seu tambor de fertilizante. Confira agora!
Você vai precisar de:
1 tambor para lixo de 60 litros
1 puçá de pesca (rede para pesca)
1 filtro motorizado para aquário
Mangueira (conferir as medidas do seu tambor para que fique corretamente posicionada)
Água sem cloro para preencher o recipiente
Água de coco (quantidade de um coco inteiro)
¼ de copo de açúcar
1 punhado de calcário
1 punhado de farinha de osso
1 punhado de cinzas limpas
1 pacote de húmus ou composto orgânico (você pode substituir pela mesma quantidade de esterco bovino fresco)
Como fazer:
Com o seu tambor lixo aberto, coloque a puçá esticada com o tampo da rede voltado para a abertura do recipiente. Pegue o seu filtro de aquário, encaixe a mangueira e confira se a mesma está tocando o fundo do tambor sem que o motor encoste na água.
Amarre um peso ou pedra para fixar a mangueira no fundo e acople a bomba de aquário na tampa do tambor ou local que esteja imune ao contato com a água.
O uso do filtro de aquário é importantíssimo, pois o cultivo de bactérias amigas das plantinhas neste caso será feito de maneira aeróbica ou seja: com o uso de oxigênio.
Antes de adicionar a água, certifique-se de que ela é livre de cloro.  O uso da água sem cloro é fundamental e caso você precise remover este componente, dois dias antes encha o seu tambor com água normal, deixando um palmo de superfície, e o mantenha aberto por este período, desta forma o cloro irá se dissipar.
Agora sim! Adicione a água deixando em torno de um palmo de distância do tampo do seu tambor, a água de coco – que é rica em sais minerais -, coloque o açúcar, o calcário, a farinha de ossos e as cinzas vegetais limpas que são ricas em potássio – que você pode encontrar em churrasqueiras, pizzarias ou padarias.
Você pode optar por húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco bovino fresco para finalizar o seu tambor.
Mantenha o tambor fechado para afastar as moscas e não se preocupe que o odor acabar em três dias. Mantenha a bomba de aquário ligada sempre para não tirar o oxigênio das bactérias. Armazene o tambor na sombra.

Prontinho! Viu como é fácil? Este mecanismo irá auxiliar você no descarte de restos de alimentos, que irão agregar ao fertilizante preparado e serão o combustível perfeito para que suas plantas cresçam fortes e saudáveis.

Gostou desta dica? Compartilhe com os amigos e não perca nenhum capítulo da nossa websérie! Até a próxima publicação!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *