Água da chuva: é possível usar no jardim?

Água da chuva: é possível usar no jardim?

Praticar ações sustentáveis combina e muito com o jardim. Especificamente na rega, onde podemos deixar de lado a água corrente da torneira ou mangueiras, pelo mesmo líquido que caiu da chuva. Mas é preciso sempre ficar de olho, para que ela não possa afetar de forma negativa a sua plantação. Confira no Jardim das Ideias STIHL mais informações sobre esse assunto tão importante!

Captação

Para fazer a captação da água da chuva, é preciso um certo cuidado. Telhados inclinados para cisternas podem ser uma boa dica, no entanto, é preciso que a água passe por um sistema de filtragem, removendo a presença de agentes contaminantes. Com a água deste sistema, é possível manter as regas apenas com este líquido.

Vantagens de usar água captada

Os benefícios da água da chuva são diversos para a sua plantação e para o meio ambiente. Além de manter as espécies bem drenadas, você diminui de forma significativa o consumo de água potável da rede pública, não desperdiçando este bem natural que temos. Ainda, é possível usar este mesmo líquido para diversas outras tarefas, como a limpeza de ambientes exteriores.

Cuidado com a água da chuva

A primeira atenção que se deve ter é no local em que você está coletando. Nem sempre a água da chuva é recomendada para se regar a horta ou o jardim. Em regiões ou cidades próximas a indústrias, o ambiente é contaminado por metais pesados, que se soltam de veículos e pelas chaminés de fábricas. Assim, se você morar próximo de um lugar desse tipo, evite usar a água que cai do céu.

No entanto, em zonas rurais, por exemplo, a mesma água que cai do céu pode ser limpa, sem nenhum tipo de contaminante que seja um problema para as plantas. Em locais assim, você pode armazenar e usar para a hidratação das suas espécies. Mas cuidado: não é porque a água é boa para as plantas, que dá para beber ou usar na alimentação. Evite ingerir!

Preparado para uma prática mais sustentável? Fique de olho no Jardim das Ideias STIHL para mais dicas. Até a próxima!

Um comentário
  1. Fiquei feliz ao visitar esta página, nela estou encontrando o informações seguras para cuidar das plantas.
    Já tive um mini horto, e agora estou voltando a trabalhar com plantas e a página vai me ser muito útil.

    1. Olá, Raimundo! Tudo bem? Ficamos felizes por você estar gostando do nosso blog! Nos acompanhe nas redes sociais do Jardim das Ideias também, vai encontrar muitas dicas úteis e legais. E agradecemos também pelo feedback, um abraço! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *