Flores de corte: saiba como aumentar a durabilidade

Ganhar um belo arranjo floral é sempre um bom presente para demonstrar seu carinho pela pessoa. No entanto, não é todo mundo que gosta de receber flores de corte, afinal a durabilidade não costuma ser muito longa. Mas é claro que com alguns cuidados dá para reverter isso e aumentar a longevidade delas. Quer saber como? Então vem com a gente que temos várias dicas para compartilhar com você!
Antes de tudo, precisa ficar claro que para o resultado ser satisfatório e principalmente florido, alguns cuidados diários são essenciais. De nada adiantar cuidar no primeiro dia, e esquecer no outro, hein? Mas vamos lá para nossa primeira dica: evite comprar flores no período da tarde, pois o calor pode prejudicar a manipulação e o transporte. Escolha os períodos com temperaturas mais amenas como a noite, madrugada ou manhã. 

Na hora da compra, fica até difícil reparar em outra coisa que não seja a beleza e as variedades de flores. Mas é nesse momento que você deve redobrar sua atenção. Procure por plantas com hastes verdes e firmes e com flores em botão, de preferência grandes e bem formados, já que os muito pequenos podem apodrecer e cair antes mesmo de desabrocharem. 
Uma dica que pode até parecer óbvia, no entanto, é importante ser dita: nunca compre flores ou folhagens murchas, porque sua durabilidade já está comprometida. Quanto aos cuidados após a compra, espia a lista que fizemos:

– Procure colocar o arranjo em um ambiente fresco e sombreado, pois isso favorece a durabilidade. 
– Antes de montar o arranjo remova todas as folhinhas das hastes florais, principalmente na região que ficará sob a água. Você já percebeu que as folhas que ficam embaixo da água apodrecem rapidamente, contaminam as hastes e provocam mau cheiro? Fique atento!
– Troque a água do vaso diariamente. 
– Renove os arranjos, cortando as hastes a cada dois dias, para eliminar assim, partes apodrecidas. 

É claro que algumas plantas duram muito mais que outras. Espécies com pétalas, hastes e brácteas mais rígidas tem durabilidade maior como as helicônias e rosas. Já as flores de pétalas e hastes tenras, como hortênsias são geralmente mais sensíveis e duram menos. 

Gostou das nossas dicas? Agora é só seguir elas direitinho para aumentar a durabilidade dos seus arranjos. 🙂
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *