5 plantas nativas do Brasil para ter em casa

5 plantas nativas do Brasil para ter em casa

Você já parou para pensar sobre a origem de cada tipo de planta do seu jardim? O que mais encontramos são plantas originárias de diversos continentes, enquanto temos espécies fascinantes e lindas que são totalmente originárias da nossa terra. Por isso, o Jardim das Ideias STIHL separou uma lista de espécies totalmente brasileiras para você cultivar aí na sua casa. Confira:

Caetê-redondo (Goeppertia orbifolia)

Essa planta é típica de regiões com Mata Atlântica e pode decorar a sua casa com suas lindas folhas verdes listradas. Ela deve ser cultivada em um ambiente com alta luminosidade, no entanto, sem exposição total ao sol – evitando queimaduras nas folhas. As outras necessidades são mais simples: solo rico em matéria orgânica, drenável e com regas regulares.

Imbé (Philodendron)

O espaço da sua casa tem bastante sombra e meia-sombra? Então é o lugar perfeito para plantar um imbé! Também conhecido como filodendro, a planta é uma amante de climas úmidos, além de necessitar de pouca rega durante a semana – duas já estão de bom tamanho. Mas como ela tem um crescimento invasivo, você deve ficar pronto para fazer podas nela, ok?

Monstera adansonii (Monstera adansonii)

Perfeita para quem quer implementar o conceito de uma urban jungle em casa, a monstera adansonii é uma espécie nativa do nosso país e pode dar aquele brilho a mais para as suas plantinhas. Ela se destaca pelos seus furinhos nas folhas, lembrando aqueles pedaços de queijo suíço. Essa espécie é uma trepadeira que adora um ambiente iluminado, mas sem exposição direta ao sol.

Primavera (Bougainvillea spectabilis)

Já a primavera (sim, essa é uma planta) pode ser a espécie perfeita para colocar uma cor perfeita em casa. Podendo ser cultivada como cerca viva ou vasos, ela com certeza vai encantar com suas flores nas cores rosa, branco, vermelho ou ferrugem. E para plantar, lembre que a reprodução dela é através de estacas, em um local que receba sol o dia todo.

Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)

Essa é para quem tem um jardim e quer dar mais cores para ele. O manacá-da-serra é uma árvore de pequeno a médio porte, que se destaca principalmente pelos tons que suas flores trazem ao ambiente: nascendo brancas, atingindo um tom rosado e morrendo roxas. Mas ela também pode ser cultivada em vasos, logo, não esquente se você não tiver um quintal com terra à disposição. Apenas, garanta que ela terá sol pleno, com a terra contando com uma parte de composto orgânico e duas de areia.

Que tal deixar o seu jardim mais brasileiro? Essas são espécies perfeitas para o seu espaço. Comente aqui embaixo para dizer se gostou e não esqueça de compartilhar o texto com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *