5 dicas fundamentais para combater pragas

5 dicas fundamentais para combater pragas

Na jardinagem cuidar das plantas é tarefa fundamental. Poda, adubação e irrigação estão entre as tarefas básicas. Mas quando a planta está doente ou com insetos, o controle de pragas entra em ação. Confira os 5 pontos fundamentais para garantir a saúde das suas plantas.

1. Faça o diagnóstico correto

A primeira etapa é realizar o diagnóstico da praga em questão. Pode ser um inseto, uma doença, uma planta invasora, parasita. Dependendo de cada cenário, o tratamento é diferente.

2. Utilize a prática de controle mais eficiente

Uma vez identificado qual o problema, o recomendado é ir atrás de uma solução específica. Poda de limpeza e catação manual são boas alternativas, mas também existem remédios e venenos específicos para insetos – dê uma boa pesquisada nas alternativas disponíveis no mercado!

3. Use as plantas a seu favor

Devido aos seus cheiros características, algumas plantas podem servir como repelentes contra insetos. Vale a pena plantar cravo-de-defunto, alecrim, manjericão e citronela, por exemplo.

4. Não esqueça da adubação

Plantas malnutridas acabam ficando mais suscetíveis a infestações de pragas. Portanto, é importante aplicar adubos com certa frequência. Confira uma dica de como fazer biofertilizante em casa!

5. Monitore as plantas periodicamente

Quando for fazer a rega das suas plantas, aproveite para olhar como elas estão, se há alguma praga, formigas ou folhas secas. Quanto mais cedo você identificar um problema, mais fácil poderá ser para fazer o controle.

Outras dicas importantes

Existem diversas receitas caseiras na internet para controlar pragas que não são comprovadas cientificamente e podem até mesmo prejudicar a saúde das plantas. Alguns produtos que devem ser evitados são sal, vinagre e álcool. Ao invés de servirem como fungicidas, esses itens alteram o pH do solo e podem causar maior deficiência nutricional, prejudicando a natureza mais do que ajudando.

Curtiu? Essas dicas foram apresentadas pela agrônoma Vânia Chassot Angeli na live #emcasacomSTIHL realizada no dia 16 de abril. Confira o vídeo clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *