4 coisas que você precisa saber sobre a fitoterapia

4 coisas que você precisa saber sobre a fitoterapia

O uso de plantas no tratamento de doenças, seja para prevenção ou alívio de sintomas, é um método já utilizado há muitos anos, e é nisso que consiste a fitoterapia. Ficou interessado? Confira as informações que reunimos para você ficar por dentro do assunto.

1 – O que é a fitoterapia?

É o estudo de plantas para o uso medicinal no tratamento de doenças. Elas normalmente são utilizadas in natura ou na forma de medicamentos. Para isso, é extraído a matéria-prima vegetal e ter sua ação comprovada por estudos farmacológicos e toxicológicos e assim, como qualquer outro  medicamento, ser recomendado por médicos.

2 – O que são plantas medicinais?

São as plantas capazes de aliviar ou curar determinadas doenças, tendo a tradição de serem utilizadas por gerações. Para o uso, se faz necessário conhecer a planta e saber preparar, sendo normalmente usadas na forma de chás e infusões.

3 – Quando a planta vira medicamento fitoterápico?

No momento em que ela é industrializada para obter o medicamento para determinada doença, a planta passa a ser fitoterápica. Isso ajuda a padronizar a quantidade e a forma que o medicamento deve ser usado, garantindo mais segurança e saúde. 

4 – Quais são os efeitos da fitoterapia?

Os benefícios dos fitoterápicos geralmente estão relacionados a poucos efeitos colaterais, causando menos dependência. Porém, vale lembrar que os medicamentos convencionais possuem ação mais satisfatória no combate a micro-organismos, além de inibir outros sintomas. A consulta com um profissional da saúde é essencial.

Gostou de saber mais sobre a fitoterapia? Continue acompanhando o Jardim das Ideias STIHL e fique por dentro das novidades sobre jardinagem. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *