3 técnicas para poda de galhos altos + 2 dicas bônus

3 técnicas para poda de galhos altos + 2 dicas bônus

Cortar galhos altos pode ser um desafio para muitas pessoas. Mas com a ajuda de uma motopoda fica fácil, faça chuva ou faça sol. A haste de extensão facilita o alcance e dá mais mobilidade ao operador, enquanto o apoio dorsal (acessório vendido separadamente) fixa a ferramenta e distribui uniformemente seu peso, permitindo uma operação mais confortável. Quer podar galhos altos com uma motopoda? Então temos três técnicas que vão ajudar você na hora de realizar o trabalho. Clique aqui para assistir ao vídeo – e veja até o final para conferir as duas dicas bônus!

Técnica 1: corte de ruptura

A primeira técnica é para fazer o corte de ruptura. Para isso, faça o corte com um movimento de cima para baixo, acelerando bem a motopoda antes de introduzir o sabre no galho, para evitar que a corrente fique presa.
Para maior precisão, apoie a parte inferior do gancho no galho. Dessa maneira, a motopoda fica firme e você evita que ela se desloque ao iniciar o corte.

Técnica 2: corte de galhos tensionados

Se o galho estiver sob tensão na parte de cima, ou seja, inclinado para baixo, o corte de ruptura pode fazer com que ele arranque a casca e cause danos à árvore. Para evitar isso, faça um corte de compensação, na parte inferior do galho, que está sob pressão. Em seguida, efetue o corte de ruptura no lado que está tensionado, apoiando o sabre no galho com o gancho e finalizando o corte.

Técnica 3: corte de galhos grossos

Para galhos mais grossos, com diâmetro acima de 10 centímetros, o ideal é fazer o pré-corte para encurtar o galho a uma distância de aproximadamente 20 centímetros antes do local de corte final. Para isso, faça primeiro um corte de compensação e, em seguida, um corte de ruptura. Aí depois, você pode efetuar o corte final, iniciando também com corte de compensação e, logo após, finalizando com um corte de ruptura no local desejado.

Agora que você já aprendeu as técnicas de corte para operar uma motopoda, que tal mais duas dicas bônus? Veja só!

Dica bônus 1: atenção à segurança

Como você está cortando galhos que estão no alto, durante toda poda, sempre tome cuidado com o local onde o galho vai cair, evitando o risco de acidentes. Além disso, nunca incline a máquina mais do 60º em relação ao chão, ou seja, não se posicione embaixo do galho a ser cortado. Sempre mantenha uma distância segura!

Dica bônus 2: complemente o trabalho com acessórios

Para facilitar ainda mais o corte, as motopodas dispõem de acessórios para complementar o seu trabalho. Um excelente acessório disponível é o apoio dorsal. Ele fixa o produto e distribui uniformemente o peso do equipamento para o operador, permitindo uma operação mais confortável, ergonômica e fácil ao utilizar a motopoda com eixo estendido.

Para conhecer mais sobre as motopodas STIHL e demais acessórios, acesse o site ou visite o ponto de venda mais próximo de você.

Se gostou das dicas, inscreva-se no canal da STIHL no YouTube para acompanhar vídeos inéditos toda a semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *