3 espécies para solo arenoso

3 espécies para solo arenoso

Para você fazer um jardim, um gramado ou uma horta, é essencial conhecer o solo do lugar que deseja plantar. O mais recomendado é verificar sempre através de um laboratório especializado para ter certeza, porém, se você souber as características de cada solo, já consegue ter uma base para identificar. Hoje você vai aprender um pouco sobre o solo arenoso e 3 espécies que se dão bem nele. Confira abaixo!

Características do solo arenoso

O solo arenoso, como o nome já diz, possui uma grande quantidade de areia em sua composição. Conhecido também por solo leve, é um solo muito permeável em função dos espaços entre os grãos de areia, e acaba retendo pouca água e nutrientes necessários para as plantas. Por isso, é indicado melhorar a estrutura desse tipo de solo acrescentando matéria orgânica. No lado positivo, a penetração das raízes no solo arenoso acaba sendo mais fácil, o que torna as plantas mais saudáveis e resistentes, com raízes mais firmes.

Espécies para plantar em solo arenoso

Árvore-das-borboletas (Buddleja davidii): também conhecido como budleia, é um arbusto vigoroso, de baixa manutenção e de floração abundante. Suas flores possuem uma fragrância semelhante a mel, cheias de néctar, o que acaba atraindo várias borboletas e abelhas. Esse arbusto, originário da China, deve ser plantado em lugares de sol pleno, em um solo fértil, leve, e não sujeito a encharcamentos.

Madressilva (Lonicera japonica): a madressilva é uma trepadeira volúvel, com flores delicadas, podendo ser brancas e amarelas. Sua folhagem é verde-escura e bastante densa. Com seu perfume doce e intenso, pode causar alergia, dor de cabeça e tornar-se enjoativo pelo cheiro forte que exala. É tolerante ao frio e multiplica-se por estacas.

Flor-de-são-miguel (Petrea volubilis): popularmente conhecida também como petreia, capela-de-viúva, touca-de-viúva e viuvinha, é uma trepadeira nativa do Brasil. Suas flores se formam em inflorescências grandes como cachos, podendo ser de cor lilás, violeta ou branco, com um belo formato estrelado. Pode chegar até seis metros de altura, e se adapta bem em vasos, jardineiras e canteiros.

E então, gostou de saber mais sobre o solo arenoso e algumas espécies para plantar nesse tipo de solo? Então deixe seu comentário e compartilhe com quem desejar. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *