Como cuidar de uma Figueira Chilena?

Nome: Josiane Perriy
Cidade: Curitiba – PR
Pergunta: Tenho uma figueira chilena no Jardim. A intenção é ter sombra. As folhas estão ficando queimadas nas beiradas. O que fazer?

Resposta: Olá Josiane, tudo bem? Agradecemos pelo contato!
A queima das folhas pode ser falta ou excesso de água, ou falta de adubação. Verifique se não está acumulando água na região em que está plantada, podendo esse ser um sinal que o solo não está drenando. Uma adubação rica em matéria orgânica, pode também ajudar na vitalidade da mesma. É recomendado observar esses cuidados e realizar a poda das folhas e galhos secos.

Espero ter ajudado!
Fágner Henrique Heldt
Biólogo

Um comentário
  1. A minha não desenvolvia, coloquei adubo orgânico para árvore e Ureia ficou linda. Mas tem que ser pouquinho lá de vem em quando para não queimar a árvore.

    1. Que bom que deu certo e que nossas dicas te ajudam, Adair! Fique ligado nas próximas postagens.

  2. tenho algumas duvidas.
    Moro no rio Grande do sul, cobri a minha figueira mais com a geada queimou as pontas dos galhos. O que devo fazer ar nao perder ela°
    Sobre água, preciso molhar frequentemente ou não°
    Preciso fazer poda no inverno ou não
    Os frutos são comestível e se for como preparar.
    Obrigado

    1. Olá, tudo bem? Agradecemos pelo seu comentário.
      De maneira geral, todos os frutos das figueiras são comestíveis, embora alguns sejam mais palatáveis que outros, havendo várias maneiras de efetuar o seu preparo. Em relação às pontas dos galhos que queimaram, é aconselhável a poda dos mesmos, bem como podas de formação ou para retirada de galhos desformes e que apresentem alguma anomalia ou patologia. Já em relação as regas, devem ser realizadas quando o solo ou substrato se apresentarem secos. Esperamos ter tirado sua dúvida e permanecemos à disposição.
      Fágner Henrique Heldt – Biólogo

  3. Bom dia, Gostaria de saber se necessário eu podar a minha figueira todo ano? Se sim qual a melhor época para podar? e como faço essa poda de maneira correta? A minha figueira está grande tem quase 3 anos e faz muita sombra apesar de estar caindo muito as folhas eu não gostaria de poda-la.

    1. Olá Junior, tudo bem? Não é necessário podar a figueira! As podas devem ser para manutenção da mesma, como por exemplo, a retirada de galhos secos ou que estejam em discrepância com o crescimento normal da mesma. No período de inverno é normal a queda das folhas. Esperamos ter ajudado!
      Fágner Heldt – Biólogo.

    1. Olá Claudete, tudo bem? Pode ser vários os motivos, desde falta de água e nutrientes até a não adaptação do exemplar as condições climáticas do local onde foi realizado o plantio. Outro problema pode ser que a mesma já possuía alguma patologia. Diante ao exposto e para tentar ajudar, verifique as condições de drenagem do local onde a mesma foi plantada, se ao regar não está acumulando muita água. Realize também podas das folhas e seca e amareladas bem como dos galhos também. Adube com terra rica em matéria orgânica e verifique qualquer anomalia. Espero ter ajudado e boa sorte na manutenção de sua planta.
      Fágner Heldt – Biólogo.

  4. bom dia, plantei duas figueiras chilenas com aproximadamente 2 metros, consegui cuidar nas geadas, e não sofreram, todas as folhas já são novas. Porem agora algumas estão cheias de furos, tenho vistoriado e não encontro insetos, lesmas, fungos, o que pode ser??
    Obrigado

    1. Olá Edgar! Pode ser pássaros, ou larvas que não tenha observado, alem desses podem ser Coleópteros (Besouros) e o próprio vento, bem como pessoas. Seria interessante que enviasse uma imagem para tentar ajudar a identificar. Esperamos ter ajudado!
      Fágner Hedlt – Biólogo.

  5. Boa noite. Plantei uma figueira chilena a dois anos atrás, no inverno cobri a mesma e consegui manter viva da geada sendo que morro em região fria. Neste ano o inverno foi muito rigoroso, e como a planta estava com um porte mediano não fiz a proteção.
    A geada derrubou totalmente as folhas e secou a ponta dos galhos, onde fiz a retirada das folhas secas e podei os galhos secos. Após realizar a poda os galhos ficaram soltando água até secar suas pontas novamente.
    O que aconteceu é que não brotou nos galhos e sim no caule da planta formando 3 a 4 brotos, e os galhos secaram em suas extremidades.
    O que devo fazer para sua condução?
    Desde já agradeço.

    1. Olá Ricardo! Primeiramente você deve verificar se onde a planta está plantada não está acumulando excesso de água. Verifique se tem uma boa drenagem. O excesso de água muitas vezes prejudica as raízes (apodrece) e as mesmas não conseguem absorver seus nutrientes. Uma adubação rica em matéria orgânica também irá ajudar. No momento é aconselhável que não realize a poda esperando os brotos estarem mais estabelecer para depois realizar uma poda de manutenção dos galhos secos. Esperamos ter ajudado.
      Fágner Heldt – Biólogo.

  6. Olá! Boa tarde! Comprei uma muda de figueira chilena e gostaria de informações sobre o plantio e cuidados com manutenção. Moro no cerrado goiano, região quente e seca. Agora não está tão seco pois estamos em período de chuvas frequentes. Minha muda está com 60 cm, tem 4 folhas grandes e verdes, uma folha pequena vermelha e uma folha média amarela.

    1. Olá, Taís! As figueiras em geral são plantas de muito vigor e que crescem rapidamente. No caso da figueira chilena, que é natural de ambiente tropical e úmido, pode se adaptar bem em Goiás, desde que no período de seca, nunca falte água para ela. Plante em terra bem adubada com húmus de minhoca ou outro adubo da sua preferência, para que ela tenha nutrientes e cresça saudavelmente. Esperamos ter lhe ajudado.

      Vânia Chassot Angeli

  7. Bom dia, tenho um manacá da serra plantado em frente de casa que não evolui, gostaria de plantar uma figueira junto dele, existe algum problema.

    1. Olá, Patrícia! O Manacá deve estar se desenvolvendo devagar em função do clima ou falta de adubo. As figueiras em geral, são super agressivas, rústicas e podem comprometer calçadas, canos e estruturas de construções. É melhor plantar longe da casa.

      Vânia Chassot Angeli

  8. Boa noite. Tenho uma figueira chilena em frente de casa, e com uma tempestade ela caiu, quebrando no meio, mas não até o final, enrolei com uma corda. Seria melhor eu tira-la e plantar outra ou espero para ver se ela volta a crescer . Desde já agradeço

    1. Olá, Jonathan. É possível que ela rebrote, caso seja feita uma poda de correção, logo abaixo do local onde ela está quebrada. Assim, ela irá cicatrizar e brotar, formando uma nova copa. Escolha a ferramenta adequada, de acordo com o diâmetro do galho. Se for um galho relativamente fino, você pode usar um serrote. Se for um galho mais grosso, a melhor ferramenta é a motosserra. O corte deve ser feito o mais limpo e preciso, para incentivar a planta a se regenerar. Esperamos ter ajudado. Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  9. Oi plantei uma muda de figueira mas as folhas estao cheias de furos e por baixo tem uma coisa branca parece até ser ovinho de algum inseto , oque devo fazer?

    1. Olá, Debora! Provavelmente são ovos de lagartas, cochonilhas ou pulgões, os famosos insetos de jardim, que acabam com as plantas, até por isso são considerados praga na jardinagem. O controle inicia pelo monitoramento, que é exatamente isso que você fez (por isso é sempre bom dar uma caminhada pelo jardim e “procurar” por algo fora do normal – para combater o quanto antes). Você pode retirar com um pano úmido ou mesmo com as mãos. As folhas que já estão furadas não irão fechar mais, então se o aspecto visual da planta estiver muito comprometido, você pode fazer uma leve poda de limpeza, retirando estes galhos – e assim já retira boa parte dos ovos de insetos. A cada 15 ou 20 dias, repetir o monitoramento. Se você quiser, nos mande uma foto para te ajudar a diagnosticar o inseto. Esperamos ter ajudado. Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma.

  10. Li as perguntas frequentes, me encaixo em várias, porém não ficou-me claro se é normal cair as folhas sempre pq estão sem cuidados na terra ou por da natureza. Nossa figueira, derrubou todas as folhas no inverno, entrou o verão e acopou linda, agora nem entramos no outono e está derrubando todas as folhas. E está em área de acordo com as respostas observadas anteriormente. Por favor preciso que ela permaneça linda até a entrada do inverno.SOS!

    1. Olá, Eli! Pode ser que esteja acontecendo algum problema no local. Você pode nos mandar uma foto da árvore (vista mais de longe) e outra foto de uma folha (pode ser uma folha mais feia, para procurarmos por lesões ou doenças). Assim será mais preciso o diagnóstico e a recomendação do controle ou manejo. Esperamos ter ajudado. Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  11. Tenho uma figueira chinela de +ou- um metro de altura,arranco as folhas quando estão bem grandes né deixo as pequenas crescerem,estou agindo certo ou errado?

    1. Olá, Sergio. As folhas maiores são as mais antigas e consequentemente as que mais contribuem para a planta funcionar. Elas captam a luz do sol e fazem fotossíntese, tornando a planta forte e vistosa. Tome cuidado ao arrancar as folhas, pois pode causar lesões na planta. Use sempre a tesoura de poda e assim facilitará a cicatrização e novas brotações.

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  12. Quero diminuir o tamanho da copa da árvore posso fazer poda em volta deixando arredondada?

    1. Olá, Rivaldo. Desta forma, você estará fazendo a poda de topiaria, deixando a planta com formato arredondado. Esta espécie aceita muito bem a poda, assim como as outras figueiras em geral. Mas como ela tem as folhas grandes, o aspecto visual pode ficar diferente do esperado. Experimente ir podando aos poucos, pelas pontas dos galhos, e mês a mês você vai dando o formato desejado.

      Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

      1. Ola. Vi que você falou no comentário acima que podemos ir podando aos poucos e mês a mês dando o formato desejado, com esse procedimento eu consigo fazer com que a figueira não cresça mais? Pois a minha está debaixo de fios de energia elétrica e não queria que minha figueira crescesse acima dos fios e também não queria poda-la toda como fazem na minha região. Gastaria de ir podando as pontas dos galhos para que ela não crescesse acima dos fios isso da certo?

  13. Tenho uma figueira que está demorando pra crescer. Preciso de ajuda sobre adubação e rega.

    1. Olá, Jandir. As figueiras são plantas extremamente fortes e vigorosas. Podem apresentar crescimento relativamente lento no início do desenvolvimento, porém com o passar das estações forma raízes mais agressivas e até “perigosas” para canos e estruturas. Você pode molhar a terra onde ela está plantada quase todos os dias, principalmente se a terra for arenosa e com boa drenagem. Sobre a adubação, aplique uma vez a cada três meses um pouco de adubo misturado na terra, ao redor da muda. Cuide para não ultrapassar a dose recomendada no rótulo do adubo, para não queimar as raízes. Molhar a terra em seguida, para ajudar na diluição dos sais.
      Esperamos ter ajudado. Vânia Chassot, Engenheira Agrônoma

  14. Bom dia, moro no litoral paulista gostaria de saber se a figueira chilena se desenvolve no solo de litoral, obrigado!

    1. Olá. Jederson. Ela aprecia ambientes úmidos e pode sentir o excesso de vento, podendo ficar queimada ou não tão vistosa quanto o esperado. Para tornar o solo mais favorável, você pode plantar acrescentando terra preta ou húmus de minhoca, para incentivar o desenvolvimento saudável da sua muda. Escolha uma planta jovem, bem formada e sem problemas como doenças nas folhas ou sinais de danos de insetos. Plante em local que receba sol e molhe a terra todos os dias. Adube pelo menos a cada três meses a terra ao redor da planta.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  15. Ola. Vi que você falou no comentário acima que podemos ir podando aos poucos e mês a mês dando o formato desejado, com esse procedimento eu consigo fazer com que a figueira chilena não cresça mais? Pois a minha está debaixo de fios de energia elétrica e não queria que minha figueira chilena crescesse acima dos fios e também não queria poda-la toda como fazem na minha região. Gastaria de ir podando as pontas dos galhos para que ela não crescesse acima dos fios isso da certo?

    1. Olá! Toda poda estimula a brotação de novos galhos, portanto, dependendo de qual altura da planta for feita a poda, ela irá produzir ramos mais altos ou mais baixos. Para manter a planta em menor estatura, ou conduzir como planta de pequeno porte, você deve fazer as podas mais frequentemente e removendo as pontas dos galhos, como você disse.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  16. Tenho uma fiqueira chilena com 1, 5 metro. Agora ela está produzindo frutos no chão e apareceu um broto vindo do chão o que eu faço? Posso bodar esse broto e os frutos?

    1. Olá, Daniela. Os brotos que surgem da parte de baixo da planta assim como esses que vem do chão podem ser podados, pois eles são considerados ramos-ladrões, e “roubam” a força da planta. Faça a poda na lua minguante, para que eles não tenham força para rebrotar.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  17. Olá, tenho uma figueira chilena, plantei ano passado logo após o inverno, no inverno deste ano tapei ela, porém teve geada muito forte, matou umas folhas e parece que apodreceu o caule na parte superior, agora como os galhos estão crescidos, onde apodreceu parece que vai cair, o que fazer?

  18. Olá. Plantei uma figueira chilena e já cortei o broto do olho, para nascer os ganhos, porém a Tronco não está suportando as ganhas. O que fazer para o tronco engrossa. Obrigada por ajuda

    1. Olá, Joelma. O tronco irá engrossar com o passar do tempo, a cada estação de crescimento. Fundamental adubar e regar regularmente. Podem ser feitas novas podas de correção no outono.

  19. Olá bom dia, sou do Rio grande do Sul e gostaria de saber como devo abrigar do frio uma muda de Figueira chilena com 1m de altura e o que posso usar para prevenção contra insetos e outros bichos que venham a comer as folhas

    1. Olá, Djavan. Você pode fazer a aclimatação dela agora nesta época do ano, sem se preocupar com o frio. Quando chegar o outono e os dias mais frios, ela já estará rustificada e não sofrerá tanto com o frio intenso do inverno. Lembre de adubar regularmente, pelo menos a cada 3 meses, repondo os nutrientes da terra. Esta adubação é a base para manter a planta livre de insetos, pois ela fica mais forte e resiste ao ataque de pragas. Faça o monitoramento a cada 7 ou 10 dias, verificando se há presença de insetos e doenças, para agir o quanto antes, se for o caso de controlar as pragas.

  20. olá, estou querendo plantar uma figueira, gostaria de tirrar umas duvidas, o que devo ver quando for comprar, como deveria proceder com o plantio, preparar a terra, fundura do local, qual melhor época para o plantio,?
    ela ficaria em um terreno de uns 25 metros quadrados, ficando 1,5m longe da calçada e muro, será que as raízes poderiam dar problemas? e queria que ficasse alta uns 5 metros de altura, será que conseguiria ao passar dos anos, obrigado

    1. Olá, Marcos. As figueiras são plantas super vigorosas, que crescem muito rapidamente e podem até fazer estragos quando plantadas próximas a calçadas e prédios. Neste espaço, ela vai levar uns anos até fazer os estragos, mas sim, em cerca de 5 anos, já estará levantando a calçada. Uma alternativa é plantar com vaso junto, assim ela fica um pouco mais limitada.
      Para que ela tenha 5 metros de altura, ela irá formar raízes a aproximadamente 5 metros de profundidade e 3 x isso em largura, comprometendo as estruturas que estiverem em solo, nesta distância.
      No plantio, você deve abrir um buraco no chão que seja pelo menos uma vez e meia o tamanho do vaso da muda, preparar um uma terra adubada ou com 200 g de NPK e após plantar, lembre de regar a terra abundantemente pelas duas primeiras semanas.

  21. Olá tenho uma figueira plantada a 3 metros da minha casa e já é bem grande eu não sabia que não podia ser próximo da casa será que vou ter problemas seria melhor tirar ela sera?

    1. Olá! Você pode controlar o crescimento da parte aérea através da poda e assim, ajudaria na contenção das raízes. Se você quiser, nos mande uma foto da planta para verificarmos o padrão de crescimento da mesma, pois dependendo do vigor da planta é possível manter a mesma ou determinar a remoção antes que surjam os primeiros estragos.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  22. Olá..moro no rio grande do sul e esse ano sera o primeiro inverno da minha figueira chilena…só que ela ja começou a cair as folhas …tem folhas bem vermelgas e com pintas…sera que é normal …o que devo fazer para melhorar para não perder a árvore..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *