Como cultivar alho em sua horta

Como cultivar alho em sua horta

Foi-se o tempo em que era preciso comprar os temperos no supermercado. Em um pequeno espaço você já pode cultivar hortaliças, verduras e legumes para suas receitas. É econômico, mais saudável e faz bem para o coração! Hoje vamos falar de como você pode cultivar alho em sua horta. Com um pouco de paciência e seguindo nossas dicas, você terá sucesso. Vem aprender!

Como falamos anteriormente é necessário paciência, já que o alho leva tempo para crescer e também porque toda a planta precisa ser extraída para se obter uma única cabeça.

Os bulbos devem ser comprados em uma casa especializada para começar o plantio. O espaço para o seu cultivo deve ser grande o suficiente para abranger o maior número de cabeças. A profundidade das covas também varia, ficando entre 3 cm e 5 cm.

Outro importante aviso é que o plantio é melhor de março a abril, enquanto a colheita em outubro e novembro. Sua exposição solar deve ser prolongada. O alho prefere temperaturas mais baixas e não deve ter água em excesso.

Agora que você já sabe como funciona o plantio, separamos algumas curiosidades sobre o alho. Espia:

– O alho (Allium sativum) é uma planta que pode alcançar de 50 cm até 1m20 cm de altura, e que forma um bulbo que contêm vários segmentos, chamados de “dentes de alho”. Podem ser consumidos cozidos ou assados, sendo muito utilizados como tempero ou condimento em diversos pratos culinários por causa
de seu sabor.

– É também popularmente usado para fins medicinais. Algumas pesquisas indicam que o consumo regular de alho oferece benefícios cardiovasculares, além de possuir outras propriedades medicinais benéficas. Só que o consumo de alho também produz um odor no corpo e mau hálito. Cuidado para não exagerar, hein?

– O alho também pode ser utilizado como pesticida natural, sendo comum o uso de extratos ou macerados dele para combater algumas pragas em pequenas hortas e plantações.

Agora conta para gente: como você costuma usar o alho em suas receitas? Queremos saber. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *