O que pode ser cultivado o ano inteiro?

O que pode ser cultivado o ano inteiro?

Sabemos que algumas plantinhas seguem um calendário de plantio que é definido pelo clima e região. Contudo, existem espécies que podem ser cultivadas o ano inteiro em todas as regiões do país. Esse é o caso da berinjela, beterraba, chicória, rabanete e salsa. Pra garantir a colheita destes separamos algumas dicas de cultivo para cada um deles. Confira!

Berinjela: para facilitar a germinação (que leva uma ou duas semanas), deixe as sementes na água por um dia. Depois, semeie-as na superfície do solo, podendo cobri-las com uma leve camada de terra peneirada. As sementes podem ser semeadas em sementeiras, saquinhos de plástico ou copinhos de papel, realizando o transplante das mudas de berinjela quando alcançarem de 8 a 10 cm de altura.

Beterraba: faça a semeadura a uma profundidade de aproximadamente 1 cm no solo, diretamente no local definitivo da horta. O transplante das mudas para a horta deve ser realizado quando alcançam cerca de 5 cm de altura, sendo que o transplante deve ser feito com muito cuidado para não danificar as raízes das mudas. A germinação das sementes leva aproximadamente de uma a três semanas.

Chicória: as sementes podem ser cultivadas em sementeiras ou módulos, e o transplante pode ser feito quando as mudas têm de 4 a 6 folhas. Faça essa etapa de preferência no fim da tarde, para evitar que a muda murche. As sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta em regiões de clima ameno, ou em vasos e jardineiras.

Rabanete: as sementes devem ser semeadas diretamente no local definitivo. Os de pequeno porte são indicados para vasos e jardineiras, e os de maior também podem ser cultivados em vasos, desde que estes tenham um tamanho adequado.

Salsa: a germinação das sementes varia de 2 a 6 semanas. O plantio deve ser feito já no local definitivo na horta, embora a salsa possa ser cultivada também em vasos e jardineiras. Para não limitar o crescimento da planta, que pode atingir até 80 cm de altura na floração e cuja raiz pode ultrapassar a 50 cm de profundidade, escolha vasos com pelo menos 30 cm de profundidade.

Com essas dicas anotadas, é só preparar a horta para o plantio, fazer a manutenção e claro esperar pela hora da colheita 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *