Melhores espécies para terrários fechados

Melhores espécies para terrários fechados
Você já ouviu falar nos terrários fechados? Uma ótima opção para ambientes onde se têm pouco espaço, estes minijardins em recipientes de vidro ou cerâmica são belos e cada vez mais vão ganhando os corações dos apaixonados por jardinagem.

Um ponto muito importante na construção do seu minijardim é saber exatamente quais plantas são propícias para o plantio. Usando as espécies certas, as chances de o seu terrário ficar lindo por um longo período de tempo e necessitando de pouca manutenção são enormes.

Para deixá-lo com uma aparência mais atraente, procure sempre combinar plantas com diferentes alturas, cores e tamanhos das folhas. Espécies semelhantes irão tornar a sua decoração entediante.

Boas escolhas de espécies para terrários:

Coração-magoado (Iresine herbstii): arbusto com folhagens arredondadas de cor roxa, perfeito para contrastar com as demais plantas. Está planta pode ser cultivada de pleno sol e se multiplica por estacas.

Violeta-africana (Saintpaulia ionantha): planta delicada, porém rústica e de fácil cultivo. No geral, suas folhas são de tonalidade verde e em formato de coração. Da mesma maneira, as flores podem ter diversas cores e formatos, variando o seu estilo.

Musgo-tapete (Selaginella kraussiana): espécie de característica rasteira, com folhagens delicadas e verdes, bem ornamental. Ela é muito usada na jardinagem como forração ou para fazer acabamentos.

Planta-alumínio (Pilea cadierei): com textura herbácea, esta planta é muito apreciada pela sua folhagem decorativa. Esta planta atinge até 25 cm de altura, portanto é necessário garantir que o seu espaço para o terrário supra este tamanho.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata): uma herbácea muito resistente, excelente para o seu minijardim por requerer baixa manutenção. Ela multiplica-se por divisão de touceiras.

Véu-de-noiva (Gibasis pelúcida): herbácea delicada com muitas ramificações. A cada nó, podem crescer novas raízes se em contato com o terreno. Suas flores são pequenas e seu fruto é do tipo cápsula com sementes de cor castanha.

Outras boas opções: Musgo vivo, orquídea-pipoca (Ludisia discolor), Ctenanthe burle-marxii, Calathea “Anel de Prata”, Calatéia-pena-de-pavão (Calathea makoyana) e Tilândsia (Tillandsia sp.).

Se você ainda tinha dúvidas de como iniciar um terrário e quais as plantas corretas para usar, pode deixar aqui nos comentários. Para mais dicas, acompanhe o portal Jardim das Ideias STIHL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *