Lírio sem segredos: aprenda a cuidar do seu

Lírio sem segredos: aprenda a cuidar do seu

Lírios são lindos demais! Xodó de floristas e decoradores, a planta tem o nome que engloba flores do gênero Lilium, da família Liliaceae, que inclui uma variedade de mais de 600 espécies diferentes. Se você está a fim de ter essa belezura na sua casa, aqui vão algumas dicas de ouro. Confira!

Iluminação certa para os lírios

A planta precisa de boa luminosidade, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. O bulbo não deve receber sol direto durante o verão. Lembre-se também, de não deixar o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando quando houver necessidade.

Clima indicado para os lírios

O lírio é resistente ao frio do inverno, apesar de perder parte de sua folhagem. Após esse período, a planta volta a produzir folhas e flores. É importante investir em reforço na adubação durante essa época.

A umidade pode enfraquecer o caule resultando no apodrecimento da raiz. Portanto, se você cultivar nesse clima, quando os lírios começarem a brotar, adicione pouca quantidade de fertilizante.

Após a florada, o bulbo pode permanecer na terra, devendo ser regado uma vez por semana, nos primeiros 3 meses. Após esse período, não regue mais, para que o bulbo possa entrar em hibernação e volte a florescer na primavera.

Poda dos lírios

Corte as flores murchas durante o período de floração, mantendo pelo menos dois terços da haste intacta para manter a planta forte e saudável.

Se você for cuidar de um arranjo de lírios em água, apenas retire os grãos de pólen com uma tesoura, diminuindo assim os riscos de alergia e de roupas manchadas. Isso também aumenta a durabilidade da planta.

Gostou das nossas dicas? Confira nossa página Jardim das Ideias e acompanhe cada novidade! Compartilhe também com seus amigos! Até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *