Dicas para cultivar sua pimenteira

Dicas para cultivar sua pimenteira
Ter uma pimenteira em casa só traz benefícios. A planta decora o ambiente, espanta o “mau olhado” e deixa a comida mais saborosa. Ela pode ser plantada em casa, no jardim ou em vasos, desde que sejam seguidas recomendações básicas de plantio e cuidados, por exemplo, como a rega e poda. Separamos algumas dicas básicas para você manter sua pimenteira bonita e saudável:
Como e onde plantar: seja plantando as sementes ou transplantando uma muda, alguns cuidados devem ser observados. Aconselha-se que o vaso tenha mais de 30cm de diâmetro, caso seja necessário fazer o transplante da muda, é importante manter o torrão de terra em torno das raízes, a fim de protegê-las. Dê preferência para a terra vegetal e utilize adubação orgânica, pois ambos são benéficos para manter o solo saudável e forte.
Rega: sempre que a superfície da terra estiver seca, é hora de regar, sendo que os melhores horários são no início da manhã e no final da tarde, em quantidade suficiente para que se inicie um gotejamento na parte inferior do vaso.
Poda: o ideal é aparar os ramos da pimenteira após a frutificação e colheita para estimulá-la a brotar e produzir novamente. Caso queira reduzir o desenvolvimento exagerado das plantas, elimine as brotações laterais da planta, abaixo da primeira bifurcação.
Amparo à pimenteira: em plantas com grande carga de frutos é importante amarrar a pimenteira a uma estaca de bambu fina fincada no solo, a fim de conduzir o crescimento vertical da planta.
Com esses simples cuidados, você terá em casa pimentas sadias e prontas para serem consumidas enquanto a planta estiver em período de produção. O ciclo de vida de uma pimenteira, se bem cuidada, pode durar um ano.
Ficou com alguma dúvida? Coloque nos comentários! E acompanhe o Jardim das Ideias STIHL no Instagram e no Facebook para conferir mais dicas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *