Como cultivar gerânios

Como cultivar gerânios

Com uma diversidade de cores belíssimas, os gerânios (nome científico: Pelargonium) encantam não só pela sua beleza, mas também pela praticidade do seu cultivo. A flor é bastante utilizada nos projetos urbanos e também em floreiras e vasos nos jardins particulares, e essa escolha é baseada em dois aspectos: o gerânio é de fácil manutenção e floresce o ano inteiro! Confira algumas dicas de cuidados e de cultivo dessa flor:

Como plantar gerânio

O gerânio é uma flor que adora a luz do sol e precisa de um solo bem drenado e com substrato para crescer. Escolha um cantinho do seu jardim ou varanda que receba bastante luz solar e prepare bem a terra com areia, composto orgânico e até adubo;

Poda e limpeza do gerânio

Para deixar os gerânios sempre saudáveis e mantê-los floridos por mais tempo, retire as folhas que forem secando periodicamente. Não é aconselhável molhar as folhas e flores, pois seu toque aveludado misturado com a água estragaria a planta. Para a limpeza, utilize apenas um espanador ou tecido macio. Depois da floração mais abundante, que acontece na primavera e no verão, pode os galhos para estimular o crescimento de novas flores;

Cuidados extras com o gerânio

Se a sua floreira apresentar muito mais folhas do que flores, diminua o adubo. Se o caule apresentar coloração escura, significa que a rega está abundante demais. Diminua a quantidade de vezes que a rega acontece, assim como a quantidade de água. O caule escurecido é sinal de apodrecimento da raiz. Outro cuidado bastante importante é com o piso ou outra superfície que possa ficar em contato com a flor – o gerânio solta bastante pigmento e tem o poder de manchar azulejos e outros tipos de piso. Mantenha as floreiras longe do piso para evitar esse problema.

Curtiu as dicas? Na nossa página do Facebook tem muito mais! Curta e acompanhe conteúdos diários feitos especialmente para os apaixonados por jardinagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *