5 inseticidas caseiros para você testar

5 inseticidas caseiros para você testar

Por mais que você cuide bem das suas plantas, pode ser que em algum momento elas sejam atacadas pelas temidas pragas, como pulgões e cochonilhas. Faz parte da natureza. No entanto, existem algumas soluções caseiras e bem acessíveis que você pode utilizar para mandar os visitantes indesejados embora e colaborar para o crescimento saudável do seu jardim. Confira algumas dessas receitas e teste em casa.

Alho e cebola: deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Quando esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.

Leite: é bastante utilizado para proteger hortas. Basta fazer uma combinação de 5 partes de água e 1 de leite cru, colocar em um borrifador e aplicar nas plantas a cada três dias. Conforme pesquisa da Embrapa, a mistura de leite com água foi testada em diversas culturas, como as do pepino, abobrinha, tomate, rosa, soja, eucalipto e alface, mostrando-se eficiente no combate de doenças.

Sabão de coco: o baratinho sabão de coco é um bom aliado no combate às pragas. Para fazer esse inseticida caseiro é preciso misturar uma colher de sopa do sabão ralado com 5 litros de água morna. Não aplique nas plantas em dias ensolarados porque as folhas podem acabar queimadas.

Pimenta: bata no liquidificador em torno de cinco a dez pimentas com dois copos de água e deixe descansar durante uma noite. No dia seguinte, borrife nas plantas. É importante lavar as mãos após o uso. Essa receita é boa para combater formigas.

Vinagre de maçã: o vinagre de maçã é bastante utilizado como produto de limpeza, mas também é bem versátil quando o assunto é jardinagem. Combine duas colheres de vinagre de maçã com um copo de água, misture e borrife. Aplique uma vez por semana.

Você já teve problema com pragas nas suas plantas? Usou outro inseticida caseiro? Tem alguma dúvida? Conte pra gente na área de perguntas e continue acompanhando o blog Jardim das Ideias STIHL.

Um comentário
  1. Ótimo artigo!

    Outro muito bom também, que é bem comum de se encontrar no meu estado é o calda de fumo.

    Ele é muito bom para cochonilhas e pulgões, porem demora uns 15 para ficar pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *