5 espécies trepadeiras para paredes verdes e pergolados

5 espécies trepadeiras para paredes verdes e pergolados
Pensando em fazer seu próprio jardim vertical – ou mesmo deixar uma cerca toda verdinha? Há uma série de espécies que você pode utilizar, permitindo um arranjo muito bacana de texturas e cores através da escolha das plantas. Confira algumas boas sugestões:

Primavera (Bougainvillea)
Ela pode ser usada como arbusto, cerca viva e como trepadeira, sendo ideal para pergolados. Seu crescimento é rápido e abundante e suas flores são pequenas e delicadas, florescendo em diversas cores: amarelo, roxo, vermelho, branco, rosa e outras. Ela é uma planta resistente, suportando temperaturas extremas. Para estimular o crescimento, é aconselhável podas de formação e manutenção anual.

Alamanda-Amarela (Allamanda cathartica)
Muito utilizada na cobertura de pergolados, essa trepadeira floresce por, praticamente, o ano inteiro. Com uma folhagem bastante ornamental, ela se adapta com facilidade ao clima brasileiro, tendo cultivo em sol pleno e com regas regulares. É uma planta mais pesada, por isso uma estrutura firme é essencial.

Ipoméia-Rubra (Ipomoea horsfalliae)
Perfeita para revestir treliças, cercas, grades e pergolados, é uma planta delicada no início do cultivo, mas com o tempo ganha resistência. Gosta de calor e também pode ser plantada em ambientes internos, tendo floração durante a primavera e o outono. É uma espécie de trepadeira com baixa manutenção e tolera podas mais extremas.

Sapatinho de Judia (Thunbergia mysorensis)
Com folhagens bem ornamentais, suas flores amarelas com marrom avermelhado ganham destaque. Podendo ser mantida em sol pleno ou meia-sombra, é uma espécie que não exige muitos cuidados.

Jade (Crassula ovata)
Essa trepadeira pode alcançar muitos metros de altura, dependendo do suporte em que desenvolve. De folhagem robusta, costuma florescer na primavera e suas flores possuem um brilho perolado e coloração azul-esverdeada que lembra a pedra Jade, por isso do nome. Ela é uma espécie ideal para fazer a cobertura de pergolados, pois fornece sombra o ano inteiro e possui crescimento rápido quando cultivada em clima propício.
Um comentário
  1. Boa tarde.

    Tenho 50 metros lineares de muro. Gostaria de saber se fica harmonioso se eu colocar trepadeiras de espécies diferentes, porém, da mesma tonalidade.

    Muito obrigada, Andrea.

    1. Olá Andrea!
      Eu acho que fica bem harmonioso, mesmo porque haverá o contraste das formas foliares ficando um ar enigmático, que gera uma curiosidade para quem olha, se é mesma espécie ou não! Entretanto isso é muito particular, podendo ser agradável ou não, gosto pessoal e objetivo a que se propõe.
      Espero ter ajudado.
      Fágner Henrique Heldt
      Biólogo

  2. No sítio tem um riacho com água corrente de nascente, tem uns 6m de largura e meio metrô de profundidade a extensão é bem grande o que posso plantar nas bordas e próximo ao riacho?

    1. Olá Jeane! O ideal é plantar vegetações nativas, árvores da região as margens do rio. Fazendo com que se mantenha de maneira mais fácil sem alterar as condições das que já estão nas proximidades. Quando se planta árvores exóticas, normalmente se alterara as dinâmicas energética estabelecida no local, como também a competitividade de espaço. Esperamos ter ajudado!
      Fágner Heldt – Biólogo.

  3. Quero colocar uma trepadeira na minha varanda para aliviar o calor dentro do meu quarto, já que bate MUITO sol lá. Qual dessas vocês recomendam para aguentar o solzão?

    1. Ana Paula, que desafio, heim?! Que tal cultivar uma espécie que ainda produz frutos ou serve como chá? Você pode cultivar maracujá, que é uma linda trepadeira, e colher maracujás em todos os verões. Outra opção é o guaco, que também é trepadeira e ama sol pleno. Independente da sua escolha, lembre de molhar e adubar sua planta com regularidade, estimulando ainda mais seu crescimento. Esperamos ter ajudado!

      Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *