Tire suas dúvidas sobre roseiras

Tire suas dúvidas sobre roseiras

Se é uma roseira bem linda e florida que você quer ter em casa, precisa conferir o segundo vídeo do quadro Jardim das Ideias Responde, no canal Jardim das Ideias STIHL no YouTube:

 

Abaixo, algumas das dúvidas respondidas no vídeo pela engenheira agrônoma Vânia Chassot:

Posso podar as minhas roseiras?

Essa é uma das principais perguntas que aparecem. E a resposta é bem simples: você pode e deve podar a roseira, pois ela é uma das espécies que mais responde a podas. Então você pode fazer uma poda anual, uma poda mais drástica, removendo boa parte da planta – quase rente ao solo. Nesse caso, como os galhos são mais lenhosos, o indicado é usar um serrote. Já no caso de uma poda leve, que você pode fazer a cada 3 meses, tirando alguns galhos secos, por exemplo, você usa a tesoura. Essa poda também incentiva que a sua roseira fique saudável o ano todo.

Roseiras com manchas amareladas, parecidas com ferrugem. O que pode ser?

Talvez seja alguma doença fúngica, mas podem ser vários outros motivos. Para fazer o controle dessa doença, você não precisa aplicar nenhum produto. Faça uma poda de limpeza! Utilize uma tesoura limpa e corte alguns centímetros abaixo de onde nascem essas folhas doentes. Assim você incentiva que a planta emita novas brotações sadias e sem ferrugem. Mas lembre-se que é muito importante adubar e irrigar a sua planta, pois assim ela se mantém saudável e mesmo suscetível a doenças.

Para conferir mais, assista ao vídeo completo! Você tem alguma dúvida que não foi respondida no vídeo? Deixe nos comentários. E inscreva-se no canal Jardim das Ideias STIHL no YouTube para conferir todas as dicas.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *