Tipos de pinheiro para jardins

Tipos de pinheiro para jardins

Se você está querendo dar mais vida ao seu jardim, deveria considerar investir em pinheiros. Não existem contras nessa lista: ficam bonitos durante o ano todo, não necessitam cuidados muito frequentes e deixam o seu jardim com um estilo mais clássico, por lembrarem os jardins europeus. Essas árvores coníferas são de origem europeia e bastante encontradas na América do Norte, então suportam muito frio. Se você quiser plantar no seu jardim, há diversas espécies para escolher. Confira abaixo algumas delas e suas principais características.

  • A tuia-holandesa (Cupressus macrocarpa ‘Goldcrest’) – que não é da Holanda – é aquele pinheiro menor, que pode até ser usado como pinheiro de Natal se enfeitado. Ele é conífero, como os outros, e a cor de suas folhas varia entre verde-limão e dourado.
  • O cipreste-italiano (Cupressus sempervirens) é um dos tipos que pode chegar até 30 m de altura, mas no Brasil pode chegar até 15 m. Ele é caracterizado pela sua madeira perfumada. Se plantados com 1 m de distância, podem ser usados como uma cerca viva, ajudando a garantir a privacidade do espaço.
  • O podocarpo ou pinheiro-de-Buda (Podocarpus) é bastante conhecido pela sua versatilidade, pois pode ser podado de diversas formas. Ele é aquele pinheiro que, se podado de forma retangular, pode servir também como uma espécie de cerca viva, e pode ser usado como divisória no jardim – fica um charme!
  • O pinheiro Pinus (Pinus elliottii), que é bastante conhecido pelo uso da sua madeira, é definido pela sua altura, podendo chegar a 60 m. Ele tem o tronco bem alongado, não muito grosso, e suas folhas e pinhos se concentram no topo da árvore.

Os pinheiros apresentados na lista acima são de baixa a moderada manutenção, e com certeza vão deixar seu jardim lindo.

Não esqueça de curtir, compartilhar, e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *